TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura da Membrana Plasmática

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Membrana Plasmática

[pic 1]

  • A membrana plasmática delimita a célula e separa o interior do exterior. Nos eucariotos, as membranas também delimitam as organelas intracelulares, como o núcleo, a mitocôndria e o lisossomo.
  • A bicamada fosfolipídica atua como barreira à permeabilidade, ajudando a manter as diferenças características entre o interior e o exterior da célula ou da organela. Embora desempenhem um papel estrutural nas células, as membranas não são estruturas rígidas. Podem curvar-se, dobrar-se em três dimensões e ainda conservar sua integridade, devido, em parte, a abundantes interações não covalentes que mantêm unidos os lipídeos e as proteínas.

Modelo de Mosaico Fluído:

  • [pic 2]                      A bicamada lipídica se comporta em alguns aspectos como um fluido bidimensional, com moléculas individuais capazes de se mover uma após a outra e girar no seu local. Essa fluidez e essa flexibilidade permitem às organelas não apenas assumir suas formas típicas, mas também capacitam a propriedade dinâmica de brotamento e fusão de membranas, como ocorre quando são liberados os vírus de uma célula infectada.

Bicamada lipídica:

  • Os fosfolipídeos são a principal unidade estrutural básica das biomembranas. Mas conforme será examinado neste capítulo, existem muitos tipos de fosfolipídeos, os fosfolipídeos mais comuns nas membranas são os fosfoglicerídeos. Todos os fosfolipídeos são moléculas anfipáticas – consistem em dois segmentos com propriedades químicas muito distintas: uma “cauda” hidrofóbica de hidrocarbonetos composta por ácidos graxos (acil graxa), que não interage com a água, além de um “grupo apical” polar, fortemente hidrofílico (afinidade à água), com tendência a interagir com as moléculas de água.

Os fosfolipídeos formam biocamadas espontaneamente

A natureza anfipática dos fosfolipídeos, que determina suas interações, é fundamental para a estrutura das biomembranas. Quando uma suspensão de fosfolipídeos é dispersada mecanicamente em solução aquosa, os fosfolipídeos se agregam em uma das três formas: micelas esféricas, lipossomos ou bicamadas fosfolipídicas,que têm a espessura de duas moléculas.

A bicamada fosfolipídica é a unidade estrutural básica de quase todas as membranas biológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (443.4 Kb)   docx (375.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com