FORMAÇÃO HUMANA DO ESTUDANTE DE BIOMEDICINA NO BRASIL: OS PROBLEMAS ÉTICOS DA GENÉTICA MOLECULAR
Por: beatricef • 12/11/2019 • Projeto de pesquisa • 2.161 Palavras (9 Páginas) • 336 Visualizações
FORMAÇÃO HUMANA DO ESTUDANTE DE BIOMEDICINA NO BRASIL: OS PROBLEMAS ÉTICOS DA GENÉTICA MOLECULAR
Universidade Regional de Blumenau - Furb
Curso de Biomedicina – fase 3
Universidade, Ciência e Pesquisa
Professor: Adolfo Ramos Lamar
Acadêmica: Beatrice Fischer
beatricefbea@gmail.com
RESUMO
A manipulação, análise e interferência no genoma de plantas, animais e seres humanos tem como objetivo o melhoramento genético, da mesma maneira que os testes gênicos em embriões na reprodução assistida ou a seleção criteriosa e invasiva de empresas, porém, devem zelar por mais cautela, transparência e segurança com as consequências. O constante avanço da genética molecular antecede a argumentação entre os profissionais, como o biomédico, sobre o uso dos testes e experimentos, assim como, das suas possíveis implicações. As questões éticas e finalidades destas práticas serão discutidas com base em material já formulado em artigos, livros e sites como instrumento de pesquisa.
Palavras-chave: Formação Humana, biomedicina, ética, genética molecular, engenharia genética, genoma.
1 INTRODUÇÃO
1.1 Importância do tema de pesquisa
A ousadia da ciência chegou à modificação de seres humanos. O mundo e o Brasil discutem a necessidade de se criar códigos de ética para acompanhar o desenvolvimento da ciência no que diz respeito à reprodução humana e manipulação gênica. Determinar o sexo, a raça, determinar características antes do nascimento, evitar doenças genéticas e implantar óvulos de fetos abortados são assuntos que geram discussões científicas e éticas sobre os limites e consequências da interferência da genética na natural reprodução e modo de vida humano.
1.2 Problema de pesquisa
- Qual a conduta ética a ser seguida pelos profissionais e pelo mercado a respeito do risco de manipulação genética, qual o direito sobre a manipulação genética de outros seres vivos e a formação humana do estudante de biomedicina?
1.3 Questões de pesquisa
- É ético empresas utilizarem exames genéticos para escolher candidatos a vagas de emprego?
- A manipulação genética para a produção seres vivos é ética?
- O médico tem o dever de apontar o risco genético de um embrião/feto de desenvolver determinada doença?
- Qual o limite da interferência humana na estrutura de animais e seres humanos com base na análise do genoma?
1.4 Objetivo
O artigo tem como objetivo compreender, debater e evidenciar conteúdo explicativo sobre os problemas éticos da genética molecular e a formação humana do estudante universitário de biomedicina.
1.5 Metodologia
No estudo foi empregado pesquisa bibliográfica e documental, por meio de livros, documentos, artigos e sites; de caráter qualitativo, ou seja, aquele que se ocupa do nível subjetivo e relacional da realidade social e é tratado por meio da história, do universo, dos significados, dos motivos, das crenças, dos valores e das atitudes dos atores sociais (MINAYO, 2013); a partir de material já formulado, principalmente em livros, artigos e na internet como instrumentos de pesquisa.
1.6 Universidades
Entre as melhores universidades do Brasil para o curso de biomedicina se destacam a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que, exceto a USP, apresentam disciplinas voltadas para ética e formação humana. (FOLHA, 2018)
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Biomedicina e formação humana
A biomedicina é um ramo da medicina que aplica princípios biológicos e fisiológicos na pesquisa e na prática clínica em várias áreas, originalmente, diversas Escolas de Medicina pretenderam formar profissionais com a finalidade docente ou de pesquisa nas numerosas áreas biomédicas, sobretudo nos âmbitos básicos e não clínicos, para atuarem como educadores especializados das escolas de medicina e de odontologia, tal como pesquisadores e auxiliares de pesquisa. Atualmente, o curso possui uma gama de mais de 35 áreas de atuação, assim como Conselhos Regionais, para atender aos interesses da profissão, supervisionar e fiscalizar o profissional, e Conselhos Federais.
“Profissional Biomédico com formação generalista (ênfase em Análises Clínicas), humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. ” (PPC BIOMEDICINA, pg 18)
O trabalhador da saúde se encontra em posição de garantir um atendimento humanizado, ou seja, que assegura uma série de medidas e atitudes como ética profissional, tratamento individualizado, cuidado realizado com empatia, atenção e acolhimento integral, respeito à intimidade e às diferenças, comunicação eficiente, confiança e segurança, além de infraestrutura adequada.
Todo profissional relacionado com a área da saúde deve seguir a ética profissional no ambiente de trabalho, ou seja, valores morais que regulam as atitudes e o comportamento, guiam grupos profissionais, sendo eles princípios éticos promulgados ou crenças reais e conduta, que incluem princípios como obrigação, direitos, virtudes e ideais morais.
Para que o futuro profissional seja reconhecido e obtenha sucesso, ele deve ter como base uma formação humana de qualidade, que diz respeito a preparação dos alunos de escolas e universidades e do ser humano para ser crítico, consciente do seu papel no mundo e íntegro, capaz de seguir seu próprio caminho; e ética profissional na área desejada como, por exemplo, a genética molecular. (EMANUELLE OLIVEIRA, 2017)
2.2 Genética
A genética pode ser segmentada em especializações como comportamental, que consiste no mapeamento de características comportamentais; do desenvolvimento, que aborda o controle dos genes; evolutiva, que estuda a mudança dos genes; engenharia genética, que compreende a adição de características nas espécies; clínica, que auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças; populacional, que estuda a variação genética dentro das populações; e molecular, que usa métodos da genética e da biologia molecular para determinar padrões de descendência e regulação de genes e compreender mutações genéticas.
...