FUNGOS: aula prática no laboratório de química do Senai sobre fermentação alcoólica.
Por: galega apimentada • 7/9/2019 • Relatório de pesquisa • 1.356 Palavras (6 Páginas) • 342 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
SENAI JOINVILLE NORTE I
ENSINO MÉDIO
FUNGOS: aula prática no laboratório de química do Senai sobre fermentação alcoólica.
GUILHERME MENEGHETTI FOSSA
JULIANA PETRY MICHELS
KAMILA DE SOUZA DE TOLEDO
LETICIA LUZIA NUNES FERREIRA
REBECCA PAGELS DE JESUS
Joinville - SC
2019
GUILHERME MENEGHETTI FOSSA
JULIANA PETRY MICHELS
KAMILA DE SOUZA DE TOLEDO
LETICIA LUZIA NUNES FERREIRA
REBECCA PAGELS DE JESUS
FUNGOS: aula prática no laboratório de química do Senai sobre fermentação alcoólica
Trabalho prático sobre fermentação alcoólica apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Joinville Norte I S.A.
Professor Orientador: Alessandra Novak Santos
Joinville - SC
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
1.1 JUSTIFICATIVA 8
1.2 OBJETIVOS 9
2 MATERIAIS E MÉTODOS 10
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 11
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
________________
1. INTRODUÇÃO
A fermentação alcoólica, diferente da lática que sintetiza o ácido lático, é um processo biológico na qual ocorre a quebra de substâncias nutritivas, como a glicose (açúcar) em função da síntese do gás carbônico (CO2), álcool etílico (etanol) e liberação de ATP (energia). Processo efetuado por inúmeros microrganismos, incluindo algumas bactérias, mas com destaque para as leveduras, um tipo de fungo unicelular, popularmente conhecido como fungos da cerveja, da espécie Saccharomyces cerevisiae.
Desde a antiguidade os fungos e os dois produtos de sua fermentação foram amplamente utilizados na produção de bebidas alcoólicas. A capacidade das leveduras de realizar a fermentação alcoólica é a base da indústria de bebidas que produzem a cerveja (fermentação da cevada), cachaças e vinhos (fermentação da uva) além de bebidas asiáticas como o saque (fermentação do arroz),e é ainda usufruída na panificação e atualmente na produção industrial de combustíveis, havendo indícios que os pães, alimento que possui em sua produção a levedura como agente de crescimento, são tão velhos quanto a agricultura. O valor medicinal também é historicamente conhecido, sendo aproveitado pela indústria farmacêutica na produção de antibióticos como a penicilina, que inibem o crescimento de bactérias e ciclosporina para prevenir a rejeição em caso de transplante de órgão. Há mais de três milhões de anos atrás, encontrou-se pães nas pirâmides egípcias e documentos que comprovavam a utilização de coalho de feijão-soja mofado pelos chineses no tratamento de infecções e pelos Maias da América Central para o mesmo fim.
O alto rendimento e elevada produtividade, com rápida conversão de açúcar em álcool são critérios que levaram as leveduras a serem altamente utilizadas comercialmente. Além de sua biomassa ser transformada em uma levedura seca, constituinte na fabricação de ração animal ou suplemento vitamínico ao homem.
A fermentação é um processo pouco eficiente na produção de energia, porque os produtos finais ainda contêm grande quantidade de energia química. Um exemplo é o etanol produzido pelas leveduras — a evidência do alto conteúdo energético é o fato do etanol ser um excelente combustível e liberar uma grande quantidade de calor durante a queima.
1. JUSTIFICATIVA
A natureza disponibiliza de uma diversidade de fungos nomeados de mofos, bolores, cogumelos e leveduras que se diferem quanto ao tamanho e principalmente aplicações. Residentes de lugares úmidos, algumas espécies são prejudiciais para a saúde do homem, outras espécies parasitam vegetais e cadáveres e uma outra parcela é destinada para a cadeia alimentar ou elaboração de medicamentos. Tendo em vista suas diversas importâncias, é necessário um conhecimento prévio para melhor manuseamento e cultivo.
1. OBJETIVOS
1. Objetivo Geral
Desenvolver experimentalmente e acompanhar um processo de fermentação alcoólica, evidenciando a formação, ação e importância das leveduras presentes no fermento biológico.
1. Objetivos Específicos
* Esclarecer o valor das leveduras e fungos em geral nas indústrias alimentícias farmacêuticas;
* Compreender o processo de fermentação alcoólica, observando o consumo de glicose.
* Verificar os componentes importantes para a ocorrência da fermentação
1. MATERIAIS E MÉTODOS
...