História da Microbiologia
Artigo: História da Microbiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Liginha • 8/11/2013 • Artigo • 751 Palavras (4 Páginas) • 1.455 Visualizações
História da Microbiologia
A Microbiologia é a área da ciência que se dedica ao estudo de organismos que somente podem ser visualizados ao microscópio. Com base neste conceito, a microbiologia aborda um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimensões reduzidas, que podem ser encontrados como células isoladas ou agrupados em diferentes arranjos. Assim, a microbiologia envolve o estudo de organismos procarióticos (bactérias, archaeas), eucarióticos (algas, protozoários, fungos) e também seres acelulares (vírus). Como ciência só começou, porém, com a invenção e o aprimoramento do microscópio.
Embora não tenha sido o primeiro a observar o mundo microscópico, o holandês Antonie van Leeuwenhoek (comerciante e hábil construtor de lentes) foi, no final do século XVII, o primeiro a registrar descrições adequadas de suas observações, devido à qualidade excepcional de suas lentes. Leeuwenhoek comunicou suas descobertas sobre os "animálculos" numa série de cartas enviadas à Royal Society de Londres, em meados de 1670.
Apesar de van Leeuwenhoek ser considerado o "pai" da microbiologia, os relatos de Hooke, descrevendo a estrutura de um bolor, foram publicados anteriormente aos de Leeuwenhoek. Assim, embora Leeuwnhoek tenha fornecido importantes informações sobre a morfologia bacteriana, estes dois pesquisadores devem ser considerados como pioneiros nesta ciência.
No decorrer do século XVIII novos micro-organismos foram identificados com o auxilio dos microscópios, contudo, ainda não se estabelecia relação biológica destes organismos com outros seres.
.A Microbiologia começa a ter um verdadeiro avanço a partir de meados do século XIX, com o desenvolvimento de microscópios de alta qualidade juntamente com o aperfeiçoamento de técnicas de esterilização, cultivo de microrganismos e técnicas citológicas.
A Microbiologia teve um grande avanço no período de 1857 a 1914, particularmente na Europa. Louis Pasteur estabeleceu a relação entre o processo de fermentação do vinho com microrganismos (no caso, as leveduras, organismos unicelulares pertencentes ao Reino dos Fungos) e, na busca de uma solução para um problema dos viticultores de uma região da França, a acidificação dos vinhos armazenados, relacionando essa deterioração com a contaminação por bactérias.
Os estudos de Robert Koch, um médico alemão, forneceram a primeira prova de que as bactérias eram a causa de determinadas doenças. Em 1876, ao pesquisar o carbúnculo, doença que acometia rebanhos de gado e ovelhas na Europa, Koch constatou a presença de microrganismos em forma de bastonetes no sangue dos animais infectados. Comprovou que o sangue dos animais doentes, injetado em ovelhas sadias, causava doença igual. Conseguiu também cultivar tais bactérias fora do corpo do animal, em soluções nutritivas.
A partir do século XIX, uma nova fase do desenvolvimento da microbiologia se iniciou no ano de 1929 com a descoberta da penicilina por Alexandre Fleming onde, através do isolamento acidental da substância produzida por fungos Penicillium que contaminaram sua cultura de S. aureus e inibiram o crescimento bacteriano.
Inicia-se em 1939 a terapia antimicrobiana em humanos com a descoberta das sulfonamidas por Gerhardt Domagk e, em 1940 ocorre à produção em grande escala da penicilina
...