Microbiologia
Dissertações: Microbiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Malice • 21/5/2013 • 787 Palavras (4 Páginas) • 878 Visualizações
Psedomonas aeroginosa ou
Pseudomonas pyocyanea
É uma bactéria móvel, em forma de bastonete, medindo cerca de 0,6 x 2,0mm. É Gram-negativa e ocorre como bactéria isolada, em pares e, em certas ocasiões em cadeias curtas.
Possuem necessidades nutricionais mínimas, sobrevivendo em uma grande variedade de ambientes. Encontram-se amplamente distribuídas no solo e na água, e podem também fazer parte da microbiota normal do trato intestinal e pele de 3 a 5 % da população.
Esta capacidade de sobreviver em diferentes ambientes as torna uma bactéria ubíqua.
É um patogênico oportunista, ou seja, raramente causa doenças em um sistema imunológico saudável, mas explora eventuais fraquezas do organismo para estabelecer um quadro de infecção. Essa característica, associada à sua resistência natural à um grande número antibióticos e antisépticos a torna uma importante causa de infecções hospitalares.
A infecção por P. aeruginosa é facilitada pela presença de uma doença de base, como neoplasias malignas e fibrose cística, ou por uma falha no sistema de defesa inespecífico do hospedeiro (ex: perda da barreira física da pele nos pacientes queimados ou com escaras e perda da integridade tecidual nos pacientes em uso prolongado de cateteres intravenosos ou urinários).
Para causar a doença, a bactéria precisa inicialmente se fixar à pele ou às mucosas do paciente, através de suas fímbrias e outras estruturas superficiais. Em seguida ela prolifera e coloniza a área, driblando as células de defesa através da produção da cápsula polissacarídica e da hemolisina. A partir do local onde a P. aeruginosa foi introduzida, ela invade o tecido subjacente e atinge a corrente sangüínea.
Doenças causadas pela Pseudomona:
1. Infecções de feridas traumáticas ou cirúrgicas e queimaduras, produzindo um exsudato azul-esverdeado devido a liberação de dois pigmentos, a piocianina (azul) e pioverdina (verde);
2. Meningite, quando introduzida por punção lombar;
3. Infecção do trato urinário, quando introduzida por cateteres urinários e outros instrumentos ou soluções de irrigação das vias urinárias;
4. Pneumonia necrotizante, pelo uso de respiradores contaminados;
1. Otite externa branda dos nadadores, já que a bactéria é amplamente encontrada em ambientes aquáticos;
2. Otite externa maligna (invasiva) em pacientes diabéticos;
3. Infecção ocular após lesão traumática ou procedimentos cirúrgicos;
4. Sepse fatal, principalmente em lactentes e indivíduos muito debilitados (pacientes com leucemia e linfoma que foram submetidos a radioterapia ou quimioterapia, pacientes com queimaduras muito graves);
5. Ectima gangrenoso, necrose hemorrágica da pele que ocorre na sepse por P. aeruginosa.
Atuação e Localização :
Sua presença na água do solo contribui para que chegue aos vegetais e até ao intestino humano. Por ter predileção por locais úmidos, P. aeruginosa é encontrada com maior facilidade em áreas do corpo humano como orofaringe, axilas, períneo e mucosa nasal, sendo o trato gastrointestinal (sua principal área de colonização).
P. aeruginosa é uma bactéria relativamente fácil de ser reconhecida em cultura, levando-se em consideração as características de suas colônias, a formação de pigmento e seu odor típico.
Suas colônias têm variação morfológica, podendo ser puntiforme, gelatinosa, rugosa ou mucosa.
P. aeruginosa pode colonizar vários tecidos, devido principalmente à presença de fímbria e à cápsula mucoide (alginato).
A cápsula possibilita aderência à superfície da mucosa normal, é antifagocitária e permite também
...