Masp
Resenha: Masp. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianaaraujo • 23/5/2014 • Resenha • 219 Palavras (1 Páginas) • 543 Visualizações
O MASP foi inaugurado em 2 de outubro de 1947 por Assis Chateaubriant, proprietário dos Diários e Emissoras Associados, e pelo casal Pietro Maria Bardi e Lina Bo. O museu foi erguido no antigo Belvedere do Trianon, que foi demolido para a realização da 1ª Bienal Internacional de Arte em São Paulo (1951).
A arquitetura da construção, projetada por Lina Bo, exigia uma estrutura avançada, já que propunha um desenho ousado: o corpo principal do museu sustentado por quatro grandes pilares laterais, com um vão livre de 74 metros.
Hoje, o Masp é um dos cartões-postais da cidade, instalado na mais famosa avenida de São Paulo, a Paulista.
No acervo do museu é possível encontrar obras da escola italiana como Rafael, Andrea Mantegna, Botticceli e Bellini; de pintores flamengos como Rembrandt, Frans Hals, Cranach ou Memling; espanhóis como Velazquéz e Goya; da pintura francesa pode-se apreciar os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, ou as alegorias das quatro estações de Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Cézanne e Degas, Van Gogh e Toulouse-Lautrec.
O espaço dedicado à coleção de esculturas de Edgar Degas é um dos destaques do acervo. A coleção completa de bronzes teve tiragem de 73 peças e só pode ser vistas em poucos museus como no Metropolitan em New York, no Museu D`Orsay em Paris, e no MASP.
...