Métodos para detectar corrosão
Seminário: Métodos para detectar corrosão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alex10brito • 11/2/2015 • Seminário • 428 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
A corrosão está presente nos materiais metálicos em geral e, em especial, envolvidos nas diversas atividades industriais. A deterioração destes é causada pela interação físico-química entre o material e o meio corrosivo, onde causa grandes problemas nas mais variadas atividades. Um dos setores que mais se prejudica com a corrosão é o petrolífero devido a influência de constituintes dos fluidos de perfuração e da água de produção. Para evitar as perdas dos materiais de elevado uso industrial, são utilizadas técnicas anticorrosivas que incluem os revestimentos, as técnicas de modificação do meio, a proteção catódica e anódica e, os inibidores de corrosão como a utilização de compostos orgânicos. Este artigo descreve, em linhas gerais, as principais técnicas de proteção anticorrosiva, a corrosão na indústria do petróleo e os agentes anticorrosivos utilizadas no meio industrial.
Técnicas de detecção de corrosão:
Radiografia Digital para detecção de corrosão
A ARCTEST, pioneira no Brasil dos estudos tecnológicos para aplicação da Radiografia Digital para detecção de corrosão, desde 2001 implantou esta atividade em seu rol de serviços. A técnica já é utilizada por vários clientes e nos mais diversos segmentos de mercado, que comprovaram a eficácia do ensaio/ferramenta como alternativa e coadjuvante para engenharia de inspeção.
A Radiografia Digital para detecção de corrosão já está atualmente incluída em vários programas de inspeção de plantas de processo e já é considerada uma ferramenta imprescindível para a identificação de áreas de tubulações que devem ser reparadas bem antes e/ou durante as pré-paradas de plantas de processo, não permitindo perda de tempo e nem reparos não planejados. Incluindo-se, neste caso, a possível compra mais planejada de materiais a serem aplicados e utilizados nestas paradas. A técnica está qualificada pela Petrobras (SEQUI) N-2820.
A Radiografia Digital utiliza fontes de Ir-192 ou Se-75 com baixas atividades proporcionando raios de balizamento menores que os necessários para a Radiografia Convencional (entre 5 a 10 metros dependendo do escopo do serviço). Nesta técnica, o objetivo é verificar perda de espessura, defeitos de montagens, incrustações e problemas com revestimento das tubulações de processo.
Em relação à medição de espessura tradicional por Ultrassom, a aplicação de Radiografia Digital para detecção de corrosão tem como uma de suas principais vantagens a apresentação de imagens que mostram ÁREAS e não PONTOS. Com isto, auxilia, além da reparação de locais defeituosos, o apoio ao projeto para alterar configurações, evitando danos futuros.
Vantagens:
Pode ser utilizada com o equipamento em operação e a tubulação recoberta por isolamento térmico - não necessita de preparação dos pontos a serem inspecionados.
O ensaio é capaz de verificar as condições físicas das tubulações (drenos, vents, válvulas e acessórios de tubulaçã
...