Detectar o caráter ácido e básico de diferentes soluções
Por: didjon • 18/6/2015 • Trabalho acadêmico • 498 Palavras (2 Páginas) • 547 Visualizações
AULA N°07 Ácidos e Bases - Conceito de pH
1. Objetivos
Detectar o caráter ácido e básico de diferentes soluções. Compreender a escala de pH e testar o uso de indicadores no procedimento.
2. Importante
O químico sueco Arrhenius estudou a dissociação de eletrólitos. Em 1884, ele definiu ácido como um eletrólito que fornece íons H+, que é simplesmente um próton. A acidez de uma solução é medida quantitativamente pela concentração de íons H presentes, usando-se uma escala exponencial: o logaritmo decimal da concentração com o sinal trocado, conhecido como pH = – log [H+]. Nesta experiência você terá oportunidade de identificar os ácidos e bases através de substâncias apropriadas chamadas INDICADORES. Elas são substâncias ácidas ou básicas que mudam de cor conforme o pH da solução. Como o ponto final da reação pode se realizar com diferentes pH, existe uma série de indicadores que mudam de cor em diferentes graus de acidez. A primeira teoria sobre os indicadores, dita teoria iônica dos indicadores, é creditada a W. Ostwald (1894), tendo como base a teoria da dissociação eletrolítica iônica dos indicadores. Segundo esta, os indicadores são bases ou ácidos fracos cuja cor das moléculas não-dissociadas difere da cor dos respectivos íons.
[pic 1]
[pic 2]
Todas as soluções de ácidos em água conterem este íon em excesso, elas possuem certas propriedades em comum, tais como o sabor azedo, a capacidade de mudar a cor de certos corantes.
Arrhenius definiu base como um eletrólito que fornece íons OH-. Assim, um composto iônico hidrossolúvel cujo ânion é OH- é uma base, tais como NaOH, Ca(OH)2, Mg(OH)2, entre outros. As bases apresentam sabor adstringente ou amargo e os hidróxidos dos metais dos grupos 1 e 2 quando em solução aquosa ou fundidos, podem conduzir eletricidade.
3. Materiais e reagentes
- Estantes com tubos de ensaio (12) ou equivalente ( pode ser Becker bem pequeno);
- Pipeta ou conta-gotas (para cada um dos reagentes e indicadores testados);
- Indicadores: fenolftaleína, alaranjado de metila, fita pH ;
- Reagentes:
1. Solução de ácido clorídrico 0,1 mol L-1
2. Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol L-1
3. Vinagre
4. Sabão ou sabonete em água
5. Suco de limão ( ou o equivalente que é o acido cítrico).
6. Solução de água sanitária diluída (1%) ou antiácido estomacal.
4. Procedimento Experimental
- Numere o material onde estará o liquido a ser testado o pH;
- Transfira as substâncias a serem testadas para os respectivos recipientes, de forma que o líquido preencha aproximadamente 3 cm;
- Adicione 3 gotas de alaranjado de metila em cada um dos recipientes. Anote a cor e relacione com o caráter ácido-básico (cor amarela-laranja=alcalino , cor vermelha= acido).
- Adicione 3 gotas de fenolftaleína em cada um dos recipientes. Anote a cor e relacione com o caráter ácido-básico. Atenção: vermelho = base, incolor = outras funções.
[pic 3]
Anexos
- Defina as funções químicas ácido e base.
- Discorra sobre a escala de pH.
- O que são indicadores? Dê exemplos.
...