O Projeto Meu Biobairro em Curitiba, Paraná. (2012 – presente)
Por: tompeters1970 • 25/10/2015 • Artigo • 638 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Rodrigo Remes RA 1332582
Tommy Martin Peters RA 1330728
POLO
CURITIBA
2014
TRABALHO EM GRUPO (TG) CURSO: MATEMÁTICA TURMA: PROFESSOR: ALEXANDRE SARAMELLI O Projeto Meu Biobairro em Curitiba, Paraná. (2012 – presente) O Projeto Meu BioBairro foi desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba (PR) em conjunto com a UNILIVRE – Universidade Livre do Meio Ambiente, e busca desenvolver uma atitude ambiental urbana sustentável e integrada nas comunidades curitibanas, nas separação e coleta de resíduos sólidos, na arborização e manutenção de áreas verdes, na conservação da água, na adaptação climática e mobilidade urbana, e tem como suporte a participação efetiva dos moradores do bairro. Será realizado através de atividades de educação ambiental, e propagado em redes de comunicação e mobilização junto às escolas da comunidade. O projeto é executado em 5 temas principais. Em cada um deles é realizado um conjunto de ações de educação ambiental, com a participação de especialistas e representantes de centro de pesquisa parceiros. Essas ações possuem o intuito de criar um ambiente participativo fundamental para o sucesso e implantação das ações. |
Os pontos positivos da ação:
- O projeto visa educar e mobilizar os cidadãos dos bairros curitibanos quanto aos temas ambientais.
- A autoestima da população melhora com a melhoria das condições ambientais do seu bairro.
- Estimula a participação da comunidade no desenvolvimento de redes sociais de mobilização ambiental.
- Promove integração entre escola, vizinhança e rede pública.
Os pontos negativos da ação:
- Nem toda a cidade foi contemplada. De início apenas 4 (quatro) bairros tiveram a atuação do projeto. Os bairros escolhidos inicialmente: Tatuquara, Pinheirinho, Campo de Santana e Caximba.
- Como os bairros são vizinhos e pertencem à mesma área da cidade (área sul), o projeto foi muito específico e concentrado.
- Não houve uma divulgação ampla nem cobertura jornalística visível.
Avaliação de eventuais custos (financeiros e sociais) de implantação.
- Os custos de implantação são relativamente baixos, com a mobilização voluntária de professores e estudantes, elaboração de cartilhas em material reciclado, transporte público aos locais de atuação e divulgação.
- As pessoas envolvidas se mostram solícitas.
Termos técnicos usados:
Separação de resíduos sólidos – é a coleta seletiva, separação física do lixo não orgânico feita pelos próprios moradores. O resíduo é separado em metais, vidro, papel, plásticos e outros.
Matas ciliares – é a área verde em torno de cursos de água, pequeno rios, córregos e olhos de água.
Arborização – plantio e manutenção das estruturas orgânicas vegetais.
Mobilidade urbana – modos como a cidade flui através de seus meios de transporte e suas vias.
Proposta para o Prefeito (Secretaria Municipal do Meio Ambiente):
- Estender a atuação do projeto às demais áreas da cidade, contemplando a maior quantidade de bairros possível e abrangendo a área de atuação em mais de uma região.
- Disponibilizar material de divulgação do projeto.
...