A ANÁLISE DE CONFORTO AMBIENTAL EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS DE CURITIBA E BRASÍLIA
Por: Gabriel Saber • 18/11/2019 • Relatório de pesquisa • 1.844 Palavras (8 Páginas) • 331 Visualizações
GABRIEL SABER FRANCO
ANÁLISE DE CONFORTO AMBIENTAL EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS DE CURITIBA E BRASÍLIA
RIO DE JANEIRO, 2019
Faculdade de Educação - Brasília / DF
* Clima da cidade de Brasília
Brasília é a capital do Distrito Federal, faz parte da região conhecida como Planalto Central, situa-se na latitude de -15 e possui relevo predominantemente plano. Conta com a ocorrência de duas estações principais: uma quente-úmida e outra seca.
O período seco, que vai de maio a setembro, caracteriza-se por intensa insolação, poucas chuvas, baixa umidade relativa e uma grande amplitude térmica, com grandes variações de temperatura durante o dia. Os meses mais quentes são setembro e outubro, ocorrendo também altas temperaturas durante todo o verão conforme podemos observar nas imagens da carta solar da cidade.
Brasília tem a característica de sofrer uma forte incidência de radiação solar durante todo o ano conforme a imagem a seguir.
Portanto faz-se necessário projetar com foco em evitar que a radiação entre e aqueça os ambientes internos.
Os ventos dominantes provêm do leste e sudeste, especialmente na seca, e do noroeste durante o período chuvoso. Vide rosa dos ventos abaixo.
Os principais elementos climáticos a serem controlados em Brasília são a radiação solar, os ventos e a umidade. Segundo ROMERO os elementos do clima e suas estratégias podem ser encontradas na tabela abaixo.
Estudo de Caso - Faculdade de Educação de Brasília - Edifício FE1
* Posicionamento : O edifício está implantado no eixo Norte-Sul, tendo as maiores fachadas voltadas a Leste e a Oeste.
* Insolação: A varanda e os brises verticais protegem bem ambas a fachadas, principalmente a fachada oeste pois esta sofre uma maior incidência de radiação no período da tarde. Porém as paredes de vidro não são ideais pois permitem a entrada direta de radiação solar no ambiente. A implementação de paredes com maior espessura e com outro tipo de material poderia ajudar numa maior inércia térmica, melhorando o conforto no ambiente interno. Para a varanda, o ideal seria a utilização de brises móveis (passíveis de regulagem) podendo deixar a radiação entrar nos dias mais frios e bloqueando-a nos dias mais quentes.
* Ventilação: A fachada leste é a que mais recebe vento vindo da mesma direção durante todo o ano mas não há o devido aproveitamento dessa ventilação favorável. Apesar da existência de brises verticais que permitem a passagem do ar, as pequenas aberturas das janelas não fazem com que a ventilação adentre corretamente no ambiente, o que acaba fazendo com que os usuários optem pelo resfriamento artificial. A utilização de pequenas aberturas é devida ao fato da cidade apresentar um grande período de seca, evitando assim a entrada de partículas de poeira.
Fachada Leste
Maior Incidência dos Ventos
Ventilação Bloqueada
Casa Strapasson - Curitiba / PR
* Clima da cidade de Curitiba
Curitiba é considerada a capital mais fria do Brasil e os projetos arquitetônicos para a cidade devem contemplar um estudo minucioso das normais climatológicas para se obter o devido conforto para seus usuários.
Na
...