O Relatório Aula Prática Répteis
Por: Luana Cardozo • 11/3/2021 • Relatório de pesquisa • 618 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Relatório aula prática Répteis
Professora: Francesca Werner Ferreira
Disciplina: Zoologia de Chordata
Aluna: Luana Eduarda Cardozo
Ijuí, dezembro de 2019
INTRODUÇÃO
O nome réptil deriva do modo de locomoção desses animais: as quatro patas I ausente nas serpentes) possuem cinco unhas e sustentam o corpo de modo mais eficiente que nos anfibios.
A pele é impermeável e seca evita a desidratação e permite a sobevivencia em ambientes muito secos, como desertos. A superficie relativa dos pulmoes são maiores e mais eficientes que nos anfibios , o que dispensa a pele na função respiratória e contribui para o sucesso dos répteis no meio terrestre.
A fecundação é interna, na maioria das esécies no macho existe um órgão copulador, que sai da cloaca durante a cópula, o que facilita a fecundação. O desenvolvimento do embrião ocorre no ovo com casca , que fornece proteção mecânica e suporte.
Os répteis possuem quatro anexos embrionários: o saco vitelíneco, o âmnio, a alantoide e o córion.
Os sexos são separados e a maioria das espécies é ovípara, mas há casos de ovovivipariedade, como em algumas serpentes
OBJETIVOS
- Observar exemplares de quelônios, crocodilianos e escamados.
- Observar a morfologia externa e as extruturas tegumentares dos animais em estudo.
- Observar exemplares de serpentes e lagartos e fazer a comparação. ANEXOS
MATERIAIS
- Exemplares de Répteis (fixados e conservados)
- Pinças
- Luvas
- Bandeija
MÉTODOS
Os exemplares foram retirados de seus recipientes e foram colocados em bandeijas, para serem observados e após ser ilustrado em desenho. ANEXOS
RESULTADOS
Caracteristicas gerais Quelônios, Crocodilianos e Escamados.
Quelônios ( Jabutis, Tartarugas e Cágados): Possuem placas ósseas que se unem, formando uma carapaça no dorso e um plastrão ventral. Esse plastrão apresenta uma concavidade nos machos, relacionada a cópula já que são animais de fecundação interna. A carapaça e o plastrão são recobertos por placas epidérmicas.
Nos quelônios terrestres, no período em que são recolhidos dentro da carapaça, ocorre apnéia, ou seja, eles não respiram. Nos áquaticos, essa situação ocorre durante o mergulho. Esses animais posuem mecanismos de seus sistema cirulatório que permite a distribuição de sangue mais eficiente durante a apnéia que pode durar longos períodos.
Crocodilianos ( Jacarés, crocodilos, aligátores e gaviais): Sao animais de pernas curtas, e semi áquaticos pois quando não estão dentro da água estão próximos dela.
Os crocodilianos possuem escamas e placas ósseas na pele.
Escamados: São repteis que possuem escamas, como os de mais, eles possuem cloaca, porém ao contrario dos demais, a cloaca se abre para fora do corpo por uma fenda transversal. As escamas epidérmias desses répteis não são homologas. Podemos diferenciar as serpentes dos lagartos por certas características: A cabeça da cobra evoluiu de forma a permití-la engolir presas inteiras muito maiores que sua boca, enquanto que a cabeça de um lagarto só permite que ele morda e mastigue suas presas. Lagartos têm pálpebras nos olhos e aberturas externas para seus ouvidos, estruturas que faltam nas cobras. Não apenas isso, os corpos dos lagartos não são tão flexíveis quanto o das cobras, daí eles não poderem fazer os contorcionismos incríveis que as cobras podem.
...