TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO E UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA APLICAÇÃO NA MICROBIOLOGIA

Por:   •  2/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  2.245 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA

DISCIPLINA: MÉTODOS EM BIOTECNOLOGIA

PROFESSOR: LÍVIO C. DE FIGUEIRÊDO

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: PREPARO E UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA APLICAÇÃO NA MICROBIOLOGIA

  1. ALUNOS:
  2. AMANDA ESTEVAM CARVALHO

                MARIA DIANA CARITAS BARROS DOS SANTOS

        MATHEUS BARBOSA DO NASCIMENTO

PEDRO LUCAS DO NASCIMENTO SOARES PONTES

Mossoró

2017

INTRODUÇÃO

Meios de cultura consistem da associação de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) fora do seu meio natural de microrganismos. Tendo em vista a diversidade metabólica dos microrganismos, existem diversos tipos de meios de cultura para satisfazerem suas mais variadas exigências nutricionais. O meio de cultura é composto principalmente por fontes de carbono e energia (açúcares), fósforo, sais minerais, nitrogênio (Madigan et al, 2010).

O crescimento dos microrganismos nos diferentes tipos de meios de cultura, fornece as primeiras informações para a sua identificação. É importante conhecer o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adequar ao perfil bacteriano esperado para cada material (Madigan et al, 2010).

 Além dos nutrientes é necessário o fornecimento e manutenção das condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos microrganismos, tais como pH, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, microaeróbia ou anaeróbia), dentre outras (Meios..., 2015).

Os meios de cultura podem ser classificados quanto ao seu estado físico em sólidos, quando contém agentes solidificantes, principalmente ágar; semissólidos, quando a quantidade de ágar e ou gelatina é menor, dando uma consistência intermediária, e líquidos, sem agentes solidificantes.

Quanto à sua composição química, podem ser simples (meios básicos) ou complexos. Básicos são aqueles que permitem o crescimento bacteriano, sem satisfazer nenhuma exigência em especial (Ex. caldo e ágar simples).  Especiais quando cumprem com as exigências vitais de determinados microrganismos, como meio de infusão de cérebro e coração, ágar sangue, ágar chocolate.

O meio BHI é derivado de nutrientes de cérebro, coração, dextrose e peptona. A peptona e a infusão irão ser as fontes de nitrogênio, enxofre, vitaminas e carbono. A dextrose será o carboidrato que os microrganismos utilizarão para a fermentação. O meio é utilizado para cultivo de estreptococcos, enterobactérias, não fermentadores, leveduras e fungos (ANVISA, 2004).

O meio de cultura BDA é um dos mais utilizados em laboratórios. Nesse meio, a batata serve como fonte de nutrientes, a dextrose como fonte de açúcar simples e o ágar tem a função de solidificar o meio (ANVISA, 2004).

OBJETIVOS

  • Preparar meio de cultura BDA (Batata, Dextrose, Ágar) aplicado à área de microbiologia;
  • Preparar meio de cultura BHI (BRAIN HEART INFUSION) aplicado à área de microbiologia.

MATERIAIS E MÉTODOS

Etapa 1

Para o preparo do meio Batata-Dextrose-Ágar foram descascadas, pesadas e fatiadas 100g  de batatas que foram posteriormente cozidas em 250mL de água destilada até ficarem macias. O caldo resultante desse cozimento foi filtrado e reservado para uso posterior. Um frasco foi preparado com 10g de dextrose adicionadas a 250mL de água. Neste mesmo frasco adicionou-se o caldo proveniente do cozimento das batatas, o qual teve seu volume completado a 500mL onde também se mediu o pH dessa solução não sendo necessária sua correção. Acrescentou-se 7,5g de ágar-ágar à solução, o qual foi dissolvido e levado ao forno de micro-ondas até a dissolução e homogeneização completa de seus componentes.

Acrescentou-se 25 μL do antibiótico cloranfenicol e fechou-se parcialmente o frasco com tampa rosqueável. O frasco foi levado à autoclave para esterilização onde permaneceu por 15 minutos a 121°C.

Etapa 2

Para o preparo do Caldo Infusão de Cérebro e Coração foram seguidas as instruções contidas no rótulo. Foram distribuídos 5mL do caldo em 5 tubos de ensaio os quais foram fechados com tampões de algodão. Os tubos de ensaio foram levados a autoclave para esterilização por 15 min a 121 °C.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (582.1 Kb)   docx (377.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com