PRÁTICA XX: PREPARAR SOLUÇÕES A PARTIR DE REAGENTES SÓLIDOS E AQUOSOS
Por: Gabriela Duarte • 21/8/2018 • Trabalho acadêmico • 967 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS DE SANTA HELENA
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÁTICA XX: PREPARAR SOLUÇÕES A PARTIR DE REAGENTES SÓLIDOS E AQUOSOS
BRUNA EDUARDA
CAMILA KESSLER
GABRIELA DUARTE
TAINÁ BORGES
SANTA HELENA - PR
Junho-2018
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS DE SANTA HELENA
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BRUNA EDUARDA
CAMILA KESSLER
GABRIELA DUARTE
TAINÁ BORGES
PRÁTICA XX: PREPARAR SOLUÇÕES A PARTIR DE REAGENTES SÓLIDOS E AQUOSOS
Relatório apresentado à disciplina de Química Geral e Orgânica para obtenção de nota parcial do 1º período do curso de graduação de Licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, sob a supervisão da Prof.ª Dr.a Jociane Jascari.
SANTA HELENA – PR
Junho-2018
PRÁTICA XX: PREPARAR SOLUÇÕES A PARTIR DE REAGENTES SÓLIDOS E AQUOSOS
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS GERAIS
3. MATERIAL E MÉTODOS
4. RESULTADOS E DISCUSSAO
5. CONCLUSÃO
6. REFERENCIAS
1. INTRODUÇÃO
As soluções são definidas como toda e qualquer mistura homogênea, a água que bebemos é um exemplo de solução, tais como os combustíveis, e diversos produtos de limpeza. Podem ser encontradas na forma liquida, solida, como nas ligas metálicas, e na forma gasosa, como o ar atmosférico. Uma solução é composta por dois componentes, o soluto que é a substância que se encontra em menor quantidade na solução, estando essa dissolvida no solvente, e o solvente é a substância encontrada em maior quantidade na solução (LABIQ.IQ). As soluções podem ser classificadas de acordo com a quantidade de soluto dissolvido, a solubilidade varia de soluto para soluto e também com o tipo de solvente que está sendo utilizado, mas o principal fator que influencia na solubilidade de um soluto é a temperatura, o coeficiente de solubilidade, quantidade de soluto necessária para saturar uma determinada quantidade de solvente, pode aumentar ou diminuir de acordo com a variação da temperatura , quando a quantidade de soluto presente na solução é menor que seu coeficiente de solubilidade para aquela temperatura, está se trata de um substancia insaturada, por sua vez quando coeficiente e quantidade de soluto se igualam na solução se trata de uma solução saturada, e quando se encontra uma quantidade de soluto acima do coeficiente de solubilidade dissolvido na solução para aquela temperatura, está se trata de uma solução supersaturada, condição bastante instável e qualquer perturbação acarreta a produção de corpo de fundo. (DEBONI.HE) Aproximadamente 90% das reações químicas, no âmbito laboratorial, acontecem com reagentes dissolvidos em algum tipo de liquido, ou seja, em soluções aquosas, no caso dos compostos inorgânicos esse solvente é quase sempre água, por isso a importância de se estudar o preparo de soluções. A preparação de uma solução a partir de um sólido qualquer consiste na dissolução de uma determinada massa do soluto (previamente calculada), em um determinado volume de solvente, a massa do soluto a ser pesada depende da concentração final da solução e do volume da mesma. (ATKINS, 2002)
Cn= [pic 1]
A equação acima esta relaciona a concentração comum em (g/ L) com a concentração em quantidade de matéria (Cn) dada em (mol/L), onde MM é massa molar do soluto (g/mol), V é o volume da solução (L), m é a massa do soluto em (g), com esta equação podemos calcular teoricamente todas as variáveis para o preparo de um solução. A diluição é um processo onde ao adicionarmos solvente (geralmente água) a uma solução prévia, aumentando assim seu volume e deixando inalterada sua massa, teremos uma solução de iguais propriedades que a inicial porem com menor concentração (INFOESCOLA). Quando adicionamos água a produtos de limpeza concentrados, tais como amaciantes e detergentes, antes de utiliza-los, estamos diluindo-os. Em laboratórios químicos esta prática é muito importante, uma vez que o preparo de uma solução a partir de solutos sólidos é mais demorado e para concentrações muito pequenas pode ser difícil pesar ínfimas quantidades de massa, guardar soluções concentradas também economiza espaço dentro de um laboratório e agiliza praticas onde o objetivo principal não seja a preparação da solução, otimizando assim o tempo do químico. (ATKINS, 2002)
...