Plantas aquáticas
Seminário: Plantas aquáticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MHI87 • 12/11/2013 • Seminário • 257 Palavras (2 Páginas) • 322 Visualizações
Plantas Aquáticas
Essa nomenclatura é dado aos vegetais que se adaptaram a viver em ambiente aquático. As plantas aquáticas tem fudamental importância no cossistema aquática, pois ela é o alimento primário de toda a cadeia biológica, além de funcionar como filtrador de substâncias tóxicas.Sendo também um bioindicador, devido as preferências das diversas espécies, indicando tanto o nível de desenvolvimento das comunidades, quanto o nível de nutrintes, como por exemplo a presença de um Aguapé mostra que aquele ambiente está poluido, pois essa espécie prefere ambientes eutrofizados.
Algas
Algas são organismos do reino Protoctista, apresentando parede celular, (em sua maioria de celulose) são eucarionte, podem estar em forma unicelular ou pluricelular e são autotróficos (fotossintetizantes). O que difere esse filo das plantas é o fato de não possuirem tecidos especializados e a alga é o pricipal formador do fitoplâncton.
Líquens
Líquens é o nome dado a relação mutualistica feita entre fungos e algas ( também podendo ser uma bactéria fotossintetizante).
A morfologia desse organismo pode ser de dois tipo: um talo costroso, em forma de crosta em que o talo é fortemente aderido ao substrato e outra foliosa , em que o talo parece folhas.
Epífitas
Epífitas é o nome dado a vegetais que vivem sobre outro organismo, em vegetação arbórea ou arbustiva de preferência, tendo uma relação ecológica, em muitos casos, de inquilinismo. Essas plantas recebem a vantagem de ficar em alturas mais altas e receber maior luminosidade solar. Muitas epífitas são das espécies de orquídeas ou bromélias.
...