Programa Sustentável de Troca de Resíduos Recicláveis
Por: Elaine Antunes • 1/10/2018 • Projeto de pesquisa • 2.308 Palavras (10 Páginas) • 261 Visualizações
elaine antunes de matos
ECOBUS - Programa Sustentável de Troca de Resíduos Recicláveis por Passagens de Ônibus
Lages
2016
elaine antunes de matos
ECOBUS - Programa Sustentável de Troca de Resíduos Recicláveis por Passagens de Ônibus
Projeto de Educação Ambiental apresentado à disciplina de Gestão Ambiental do curso de Letras Português
Lages
2016
lista de tabelas
Tabela 1 – Quantidade equivalente à troca de resíduos 7
Tabela 2 – Cronograma 8
Tabela 3 – Quantidade equivalente à troca de resíduos do programa Mobilidade Urbana 10
sumário
1 introdução 4
2 Objetivo Geral 6
2.1 Objetivo Específicos 6
3 METODOLOGIA 7
3.1 LOCAL 7
3.2 CRONOGRAMA 8
4 RESULTADOS ESPERADOS 9
5 DISCUSSÃO 10
6 CONCLUSÃO 13
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
introdução
A poluição ocasionada pelos veículos de transporte e do descarte inadequado de resíduos são duas dos principais tipos de poluição. O descarte de lixo em locais indevidos pode ocasionar graves danos à natureza. A poluição do solo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso. A degradação do solo pode dar-se por: desertificação, utilização de tecnologias inadequadas, falta de práticas de conservação de água no solo, destruição da cobertura vegetal. Já a contaminação dos solos dá-se principalmente por resíduos sólidos e líquidos, águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes provenientes de atividades agrícolas, etc. (MARTINS, 2002, p. 99).
Os veículos automotores emitem gases tóxicos na natureza poluindo o ar. Gases como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), dióxido de enxofre (SO2), aldeídos (CHO), dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) entre outros; reduzem a visibilidade, causam a chuva ácida, irritação nos olhos e nas vias respiratórias, causam o efeito estufa, a smog (névoa de poluição que dificulta a visibilidade) dentre tantos outros danos ao meio ambiente (OLIVEIRA, 2007). Como tentativa de resolução e/ou amenização desses problemas, três projetos foram desenvolvidos pelo Brasil. Na Zona Oeste do Rio, as pessoas podem agora trocar cinco embalagens recicláveis por uma passagem de ônibus. Em Curitiba, o programa Câmbio Verde também permite a troca de dois litros de óleo usado por um quilo de alimento. No Maranhão, o Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, a CEMAR denominado “ECOCEMAR” promove a troca de lixo reciclável (resíduos) por bônus na conta de energia elétrica dos consumidores, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem. Além de promover a destinação adequada do material recolhido, o projeto desenvolve ações educativas junto aos consumidores, que recebem orientação sobre reciclagem de resíduos, coleta seletiva e como participar do projeto com a distribuição de material educacional.
Baseando-se nessas iniciativas que o projeto “ECOBUS”, que consiste na troca de resíduos por passagens de ônibus, foi idealizado. Trata-se de um programa de cunho sustentável que consiste em incentivar a reciclagem de lixo e o uso do transporte coletivo. Contribuindo assim para a redução da poluição do meio ambiente, das enchentes e outros problemas causados pelo lixo descartado em locais indevidos e da poluição do ar, causada pelos gases tóxicos emitidos pelos carros, já que incentiva o uso do transporte coletivo reduzindo assim a quantidade de automóveis nas ruas. Em troca disso a empresa privada de transporte público urbano de Lages – Transul ® tem como devolutiva a isenção parcial de seus impostos.
Objetivo Geral
- Propiciar à população da cidade de Lages uma alternativa e um incentivo para o descarte de resíduos através de uma troca por passagens de ônibus.
Objetivo Específicos
- Conscientizar a população da cidade de Lages sobre a importância da reciclagem.
- Proporcionar um auxílio à população lageana, tendo em vista que, por ser uma empresa privada, as passagens encontram-se em um preço elevado.
- Diminuir o tráfego de transportes particulares.
- Melhorar a complexidade da mobilidade urbana.
- Incentivar o uso do transporte coletivo explicitando suas razões para o feito.
- Beneficiar a empresa privada de transporte público da cidade de Lages com a proposta de isenção parcial de impostos.
- Contribuir para a solução de problemas ambientais que causam poluição através de descarte inadequado de resíduos.
3 METODOLOGIA
Para dar início ao projeto será realizada a apresentação dos benefícios aos órgãos responsáveis. O próximo passo inicia com a divulgação através dos veículos de informação e de panfletagem a partir dos subsídios. Após essa fase inicial, a organização dar-se-á através de calendários onde os dias de funcionamento de cada posto de coleta estarão dispostos conforme uma escala, a fim de propiciar o bom atendimento da comunidade em geral. Os resíduos serão trocados por recargas nos cartões de passagens para a comunidade de acordo com a Tabela 1.
...