TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES CATABÓLICAS E ANABÓLICAS

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2
  1. REAÇÕES CATABÓLICAS E ANABÓLICAS

Metabolismo é a soma de todas as reações químicas que liberam ou requerem energia, que ocorrem no nosso corpo.

As reações químicas que liberam energia são chamadas de reações catabólicas, nelas as células vivas produzem mais energia do que consomem. As reações químicas reguladas por enzimas liberam energia quebrando os compostos orgânicos completos em compostos mais simples.

Já as as reações químicas que requerem energia são chamadas de anabólicas, onde ocorre a construção de compostos orgânicos completos através de compostos simples. As reações anabólicas podem envolver reações por síntese de desidratação, liberando água. Estas reações também consomem mais energias do que produzem, como por exemplo a formação de proteínas através de aminoácidos.

As reações Catabólicas fornecem energia para as reações anabólicas, isso é possível devido ao ATP (molécula de trisfofato de adenosina), que armazena a energia liberada das reações catabólicas e libera para as reações anabólicas.

  1. CATABOLISMO DOS CARBOIDRATOS

O catabolismo de carboidratos, é uma reação química onde ocorre a quebra de carboidratos para produzir energia, tendo como principal carboidrato a glicose.

A produção de energia a partir de glicose ocorro por dois tipos de processos: a respiração celular e a fermentação.

  1. A RESPIRAÇÃO CELULAR.

A respiração celular ocorre basicamente três passos principais: a glicólise, o ciclo de Krebs e a cadeia de transporte de elétrons (sistema), envolvendo uma série de reações de oxidação-redução.

  1. GLICÓLISE

A glicólise é a oxidação da glicose em ácido pirúvico com a produção de algum ATP e NADH contendo energia. As enzimas da glicólise catalisam a quebra da glicose, um açúcar de seis carbonos, em dois açúcares de três carbonos. Esses açúcares são oxidados, liberando energia, e rearranjando seus átomos para formar duas moléculas de ácido pirúvico. Durante o processo NAD+ é reduzida a NADH, produzindo dois ATPs por fosforilação em nível de substrato.

O processo de glicólise pode ocorrer com ou sem a presença de oxigênio, é  uma série de dez reações químicas catalisadas por enzimas diferentes. A Glicólise consiste me  dois passos:

  1. PASSO PREPARATÓRIO:
  • 2 moléculas de ATP são utilizadas, enquanto uma molécula de glicólise de seis carbonos entra na molécula e é fosforilada e reestruturada por uma enzima Cliva que quebra o açúcar em dois compostos de três carbonos;
  • Diidroxiacetona-fosfato (DHAP) é convertida Gliceraldeido-3-fosfato (GP), quando ocorre o processo inverso significa que as moléculas de GP são supridas para reações restantes.

  1. PASSO DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA:
  • As duas moléculas de três carbonos, são oxidadas em duas moléculas de ácido pirúvico;
  • Duas Moléculas de NAD+ são reduzidas a NADH
  • São formadas quatro moléculas de ATP por fosforilação em nível de substrato.

No processo de glicólise há um ganho líquido de duas moléculas de ATP para cada molécula de glicose que é oxidada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (845.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com