RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Por: -rebeka • 27/10/2022 • Trabalho acadêmico • 873 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1] | RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD | AULA 02 |
DATA: 29/09/2022 |
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E GENÉTICA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
NOME: Rebeka | MATRÍCULA: |
CURSO: Enfermagem | POLO: |
|
Na aula prática de citologia, histologia e genética, administrada pelo professor Heitor Neco, foi estudado alguns tipos de tecidos. A aula foi de muita importância para nós estudantes, pois, com esse estudo foi permitido obter mais conhecimentos sobre nós seres humanos, bactérias, animais entre outros.
|
O objetivo da aula em primeiro momento foi observar alguns tecidos como: Tecido Cartilaginoso e Conjuntivo, Muscular e Ósseo. Com isso foi possível observar suas características e propriedades.
Material e Metodologia |
Primeiramente utilizamos o equipamento de proteção individual (EPI’s), muito utilizado na biossegurança. Em seguida, o microscópio e as lâminas, para assim observar com precisão as células. Para obter precisão na observação, professor Heitor Neco nos ensinou a posicionar a lâmina, com o lado fosco para cima, posicionando-a na platina, posteriormente ajustamos o revólver disco onde é localizada as lentes objetivas, girando-o posicionamos a lente mais adequada para a observação, após isso foi ajustado o macrométrico: parafuso que permite regular a platina para cima ou para baixo com ajuste grosso. Micrométrico: parafuso que também regula a altura da platina, porém é utilizado para ajuste fino do foco. E por fim ajustamos o diafragma, na qual, controla a intensidade da luz sobre a lâmina. Com tudo ajustado podemos observar os tecidos em cada lâmina com clareza.
[pic 2]
[pic 3]
|
RELATÓRIO:
- Decorrer sobre os diferentes os tipos de tecido conjuntivo observados de acordo com as características morfológicas e funcionais de seus componentes.
O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células bastante diversificadas, tanto em origem como em função. O tecido conjuntivo apresenta inúmeras funções, conforme os seus diferentes tipos: Sustentação, preenchimento, elasticidade, proteção contra impactos, transporte de gases e nutrientes, armazenamento de gordura e íonse defesa do organismo. Ele pode ser dividido em subtipos, frouxo e denso.
Tecido conjuntivo denso: pode ainda ser dividido em modelado, onde as fibras colágenas estão dispostas paralelamente aos fibroblastos, e não modelado, onde as fibras não apresentam uma distribuição ordenada. São funções desse tecido a sustentação e a resistência à tração.
Tecido conjuntivo frouxo: flexível, bem vascularizado e resiste pouco a trações. Suporta estruturas que sofrem pequenos atritos ou pressão.
Tecido adiposo: Composto por células adiposas. Podem estar isoladas, ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo frouxo; porém, a maioria dessas células é encontrada em grandes quantidades agregadas. É o maior depósito corporal de energia, sob forma de triglicerídeos. Pode ser dividido em tecido adiposo comum ou tecido adiposo pardo. Praticamente todo tecido adiposo é unicelular e apresenta nervos e abundante vascularização.
Tecido elástico: Composto por fibras dispostas em feixes espessos e paralelos. Abundantes em fibras elásticas e de cor amarelada. Está presente nos ligamentos amarelos da coluna vertebral e em pequenas lâminas nas cordas vocais.
Tecido mucoso: Consistência gelatinosa, devido a abundância de ácido hialurônico. Possui poucas fibras e suas células principais são os fibroblastos. É encontrado no cordão umbilical e na polpa jovem dos dentes.
Tecido reticular ou linfoide: Grande quantidade de fibras reticulares, sintetizadas pelos fibroblastos. Permite a circulação de células e fluídos pelos espaços. Possui células de defesa, como os macrófagos, linfócitos e plasmócitos.
Hemocitopoético ou mieloide: Responsável pela produção dos precursores das células sanguíneas. Localizado na medula óssea. As células encontradas são as mesenquimais, fibroblastos, células reticulares, adiposas, macrófagos, plasmócitos e mastócitos.
Tecido Conjuntivo Cartilaginoso: composto por grande quantidade de matriz extracelular. Nas cartilagens, constituídas desse tecido, estão presentes os condrócitos, células que ficam alojadas dentro de lacunas na matriz. O tecido cartilaginoso faz a sustentação de diversas regiões do corpo.
...