Redução do volume de oxidação: a determinação do conteúdo de vitamina C em um comprimido
Artigo: Redução do volume de oxidação: a determinação do conteúdo de vitamina C em um comprimido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edsonquimico007 • 12/9/2014 • Artigo • 933 Palavras (4 Páginas) • 326 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí – IFPI
Campus Teresina-Central
Departamento de Formação de Professores, Letras e Ciências
Coordenação de Química
Curso: Licenciatura em Química
Disciplina: Química Analítica Quantitativa Experimental
volumetria de óxido redução: determinação de vitamina C em comprimido
Edson santos Silva
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí – IFPI
Campus Teresina-Central
Departamento de Formação de Professores, Letras e Ciências
Coordenação de Química
Curso: Licenciatura em Química
Disciplina: Química Analítica Quantitativa Experimental
volumetria de óxido redução: determinação de vitamina C em comprimido
Edson santos Silva
RESUMO
No experimento relatado procurou-se determinar o teor de vitamina c encontrado em uma amostra de comprimido efervescente comercial, adquirido em uma farmácia. Foi utilizada a técnica de titulação iodométrica direta.
INTRODUÇÃO
A vitamina C ( ácido ascórbico), é um material branco, hidrossolúvel e cristalino, possui fórmula química C6H8O6, massa molar 176.13 g/mol, densidade 1.65 g/cm3, ponto de fusão 190 - 192°c pertence a um grupo orgânico chamado de lactonas, é uma molécula polar com quatro hidroxilas, sendo que duas delas na posição c=c podem interagir entre si por ligações de H. A vitamina c é uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias químicas complexas, necessárias para o funcionamento adequado do organismo humano. Sua habilidade de perder e captar hidrogênio lhe garante um papel essencial no metabolismo. Sintetizada por vegetais verdes e organismos
unicelulares, porém não pelo homem, sendo a vitamina C adquirida pela ingestão de alimentos como frutas cítricas, legumes, verduras e de origem animal como o fígado e músculos, podendo ser também fornecido através de medicamentos.(FETT, 2000.)
Para que haja uma diminuição nos erros da titulação é de suma importância que as vidrarias a serem utilizados na identificação da vitamina C devem está perfeitamente limpas, isentas de qualquer sujeira que possa interferir nos resultados finais da prática, para identificar o grau de limpeza das vidrarias devemos enche-las por completo e observar seu escoamento. Se as gotas que ficarem na parede da vidraria estiverem arredondadas mostra que a mesma ainda está surra mais se as gotas estiverem achatadas mostra que as vidrarias estão devidamente limpas. (BACCAN, 2001, p. 177)
O analista também deve está para diminuir os erros, pois nas titulações podem ocorrer dois tipos de erro, um deles é o erro determinado que ocorre quando o pH onde o indicador muda de cor, só que essa mudança difere do pH do ponto de equivalência. O outro é chamado de erro indeterminado que é aquele que é proveniente da aptidão do analista em observar a cor que o indicador demonstra e este erro também depende da variação do pH por mililitros adicionados de reagente no ponto de equivalência, depende ainda da visão do analista, que deve ser apurada para detectar a cor do indicador e da concentração do indicador. (SKOOG, 2009, p. 353)
Vale ressaltar que a escolha do indicador é muito importante para que não haja erros na padronização das soluções. Desse modo o indicador deve ter seu pH próximo ao ponto de equivalência, ou seja, quando for uma titulação de ácido forte com base forte o pH será sete o que requer um indicador mais próximo dessa faixa e se for base forte com ácido fraco o pH será acima de sete (básico) o que requer um indicador na faixa básica.(VOGEL, 2002, p. 193)
A prática teve como objetivo determinar o teor de vitamina c no comprimido efervescente e comparar os valores obtidos no experimento com os valores contidos no frasco analisado.
MATERIAIS E REAGENTES
Pipeta graduada
Espátula
Garras
Béquer
Suporte universal
Erlenmeyer (125 mL)
Bureta
Pipeta graduada (25 mL)
Água destilada
Solução de ácido sulfúrico (20%)
Solução de iodeto
...