Relatorio de microbiologia
Por: Letícia Sales • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 933 Visualizações
Introdução
As bactérias são microrganismos procarionte, microscópios, unicelulares e que se reproduzem principalmente por fissão binária.
Os procariontes são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, algumas espécies atuam como decompositoras outras espécies são fotossintetizantes, quimiossintetizante, certas espécies vivem em associação e algumas espécies que fazem fermentação. Outras bactérias e cianobactérias são nitrificantes, outras são desnitrificantes.
A diversidade metabólica nos procariontes é enorme e muito maior do que verificada nos eucariontes. Todos os tipos de fermentação e de respiração podem ser realizados por procariontes, assim como os processos de quimiossíntese e fotossíntese oxigena e não oxigena.
A presença de bactérias pode ser verificada em quase todos os ambientes. O desenvolvimento bacteriano é simples e muito rápido em condições ambientais favoráveis. O meio de cultura in vitro é muito utilizado aonde as condições naturais são simuladas. O crescimento bacteriano pode ser caracterizado pelo crescimento de colônias que são aglomerados de células originadas de uma única célula bacteriana.
O método de coloração de Gram é o mais utilizado em Bacteriologia e permite a diferenciação da maioria das bactérias em 2 grupos pelas diferenças marcantes na parede celular que apresentam, sendo que as G+ possuem uma espessa camada de peptideoglicano e ácido teicóico, e as G-, uma fina camada de peptideoglicano, sobre a qual se encontra uma camada composta por lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos. Baseado nessas diferenças de parede celular os corantes utilizados coram as bactérias Gram-positivas em roxo e as Gram-negativas em vermelho.
EXPERIMENTO 1 – PESQUISA BACTÉRIAS DO CORPO.
Objetivo: Observar a presença de bactérias em diversas partes do corpo humano
1. Materiais:
- 1 Placa de Petri com ágar nutriente
- Swab estéril
- Soro fisiológico
2. Procedimento:
1. Foi escolhida uma parte do corpo, a axila, e coletado uma amostra passando o swab estéril umedecido com soro fisiológico.
2. Depois fez- se a semeadura no meio de cultura.
3. Incubou-se a 37º C por 24h e observou-se os resultados.
3. Resultados:
Observou-se o crescimento de grande quantidade de colônias de bactérias no meio de cultura.
[pic 1][pic 2]
4. Conclusão:
Características fenotípicas das colônias: Staphylococcus aureus conhecido como estafilococo-dourado. Juntamente com a Escherichia coli, é uma das mais antigas bactérias simbiontes do homem. Porém, em grandes quantidades, pode ser uma virulenta espécie do seu gênero, devido à presença de toxinas.
Têm forma esférica (são cocos), cerca de 0,5 a 1,0 µm de diâmetro, e formam grupos com aspecto de cachos de uvas com cor amarelada.
EXPERIMENTO 2 – PESQUISA BACTÉRIAS DO AMBIENTE.
Objetivo: Observar a presença de bactérias no ambiente.
1. Materiais:
- 1 Placa de Petri com ágar nutriente
- Swab estéril
- Soro fisiológico
2. Procedimento:
1. Foi escolhido um ambiente, a válvula de descarga do banheiro, e coletado uma amostra passando o swab estéril umedecido com soro fisiológico sobre a superfície.
2. Depois fez- se a semeadura no meio de cultura.
3. Incubou-se a 37º C por 24h e observou-se os resultados
3. Resultado:
Houve a formação de aglomerado de pontos amarelados, ou seja, uma quantidade moderada de colônias de bactérias. São bactérias de forma esférica, ovoide ou arredondada. Quando agrupadas aos pares, recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos, estes são denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva, recebem a designação de estafilococos.
[pic 3]
4. Conclusão:
Banheiros públicos são lugares onde as pessoas satisfazem as suas necessidades fisiológicas. No entanto, eles nem sempre encontram higiene e limpeza nesses locais, que estão produzindo microrganismos. E as infecções causadas por microrganismos, sobretudo as de origem fecal, tem se tornado assunto de grande importância para saúde pública. Com base nos resultados obtidos até o momento percebeu-se a prevalência de bactérias gram negativas e cocos gram positivos nos banheiros femininos e masculinos. Estes resultados revelam uma contaminação já esperada, devido ao banheiro ser um ambiente com grande movimentação de pessoas e ter como característica principal a umidade que influencia na sobrevivência das bactérias. Sabendo-se que os fungos e as bactérias e os produtos de seu metabolismo são maléficos para o organismo humano, torna-se necessário o estudo dos microrganismos que colonizam superfícies inanimadas, pois assim será possível adotar hábitos corretos de higiene, prevenir o surgimento de infecções e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos usuários dos estabelecimentos.
EXPERIMENTO 3 – EFEITO DA ANTISSEPSIA
Objetivo: Avaliar o crescimento de bactérias quando expostas a substancias antissépticas.
1. Materiais:
- 1 Placa de Petri
- Álcool etílico
2. Procedimento:
1. Foi dividida a placa em dois lados, um lado sujo e outro lado limpo.
2. Passou-se o dedo antes de ser lavado no lado sujo e depois de ser lavado com álcool foi passado no lado limpo da placa.
3. Incubou-se a 37º C por 24h e observou-se os resultados.
3. Resultado:
Na prática realizada foi observado o desenvolvimento de micro-organismos nas amostras coletadas de um aluno do grupo. Após a realização da prática, verificou-se a presença de maior quantidade de colônias de bactérias no lado sujo da placa de Petri. E no lado limpo, que foi após a assepsia do dedo, a quantidade de colônias foi menor.
...