Relatório de Estágio Curricular Anos Finais do Ensino Dundamental - Ciências
Por: Eduarda Oliveira • 2/6/2023 • Relatório de pesquisa • 1.943 Palavras (8 Páginas) • 120 Visualizações
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- DADOS DO (A) ESTUDANTE/CURSO
Curso: Formação Pedagógica para graduados não licenciados - Biologia
Instituição: UNIFRAN
Nome: Eduarda de Oliveira Fumian Simas
RGM: 30731461
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
Ano/semestre: 2023/1º
Quantidade de horas: 150 horas
- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Estadual Américo Lopes (Rede Pública Estadual), localizada na Rua do Catete, n° 589, centro no município de Eugenópolis – MG, vinculada com a Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, sua administração é realizada pela Diretora Aline Cruz Aleixo e Vice Diretora Rosilane Marini Martins Costa. Durante o estágio supervisionado, foi observado as turmas do 6° ao 9º ano do ensino fundamental.
A escola conta aproximadamente com 17 salas de aula equipadas com lousa branca, ventiladores, mesas e carteiras. Conta ainda com 02 salas de vídeo totalmente equipadas com aparelhos eletrônicos, refeitório, quadra esportiva coberta, secretaria equipada, biblioteca, sala para os professores, sala da diretoria e coordenação, banheiros nos 3 andares da escola, diversas áreas de recreação com bancos e mesas e amplo pátio coberto e outro ao ar livre.
O colégio tem aproximadamente 400 alunos matriculados nos três turnos de funcionamento (manhã, tarde e noite) e em torno de 100 colaboradores, dentre eles, professores, secretarias, porteiros, inspetores, auxiliares de cozinha e serviços gerais.
- INTRODUÇÃO
O estágio foi realizado nos anos finais do ensino fundamental, que compreende do 6° ao 9° ano no turno da manhã. Foi cumprido um total de 150 horas, iniciados no dia 14/02/2023 até 02/06/2023.
Neste período de estágio consegui observar as aulas, interagir com os alunos e ministrar aulas na substituição de professores, conforme planejamento enviado pelos mesmos. Acompanhei as professoras Laysa Nery e Rosilane Marini, estas que por sua vez, me orientaram com total atenção e presteza, sempre muito atenciosas e me dando total liberdade de participação durante meu período na escola. Durante este período obtive bastante interação com professores de outras áreas de conhecimento e funcionários da escola.
Minhas idas na escola eram em dias alternados da semana, contudo, a maioria dos dias de participação se deram nas terças e quintas-feiras, com início às 07:00h e finalização as 11:45h.
Nos primeiros dias de acompanhamento com as professoras Laysa e Rosilane, elas tiraram um tempinho de cada aula para que eu pudesse me apresentar e explicar minha presença e permanência para os alunos e assim iniciar um vínculo com eles. Este contato com as crianças e todo o meio educacional foi maravilhoso e de grande aprendizado pessoal e profissional.
- Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação
Este período de estágio me proporcionou uma visão diferente da real importância de um professor na sala de aula, bem como, sua interação com os alunos e demais companheiros de trabalho.
Ser professor vai além de somente ensinar, é saber passar o conhecimento de forma didática e atender individualmente a necessidade de cada aluno.
A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado (SILVA, 2007, p.35).
Tanto a professora Laysa, quanto a professora Rosilane, iniciam as aulas solicitando aos alunos que organizem as salas e acalmem os ânimos, seguidas da correção de tarefas de casa e repassa brevemente o que foi discutido e ensino na aula anterior para assim dar continuidade na matéria. Elas durante toda a aula mantem momentos de diálogos construtivos com os alunos intercalando com as atividades pedagógicas preparadas para aquela aula. Um ponto muito relevante das aulas destas professoras é que elas procuram sempre realizar atividades praticas em torno do assunto tratado, um exemplo de cada, foi na primeira semana em que a professora Laysa, junto a turma do 6° ano realizou durante a semana um trabalho de decomposição de alimentos, os alunos montaram potes com restos de folha e frutas e ao iniciarem o processo de decomposição os alunos levaram os trabalhos para serem discutidos em sala. Já a professora Rosilane, trabalhou com os alunos no 9° ano, modelos tridimensionais de átomos, os alunos se reuniram e montaram modelos através de massinhas de modelar. As atividades práticas realizadas pelas professoras se estenderam por algumas aulas o que levou a um diálogo e explicação minuciosa com os alunos. Atividades deste perfil são as que mais me agradam, uma vez que propõem uma dinâmica e participação maior dos alunos, deixando assim as aulas mais interessantes.
Ao iniciar meu contato com os alunos, é nítido observar o interesse e alegria dos alunos em saber mais sobre a minha profissão e que eu podia lhes ajudar. A forma de ensino e inovação nas atividades das professoras Laysa e Rosilane, é surpreendente, uma vez que, pude observar a dificuldade de executar a aula conforme planejado e o quanto os alunos destas turmas, não todos, mas uma grande maioria, tem dificuldade em respeitar e promover a educação pessoal no meio em que convive, dificultando assim, o cumprimento do planejamento de estudo para cada turma.
- PERFIL DOS PROFESSORES
A professora Laysa Nery, me acompanhou nas turmas do 6° ao 9° ano do turno da manhã, apesar de nova, é observável tamanha experiencia e dedicação para com seus alunos. Percebi que a professora é calma e bem organizada com seu material, bem como, com a sala em que ministra, montando muitas vezes um mapa de sala para melhor organização de seus alunos. Ela mantém um ótimo relacionamento com os alunos e colegas de trabalho, sempre demonstrando interesse, motivação e prontidão a ajudar.
Já a professora Rosilane, que também é Vice Diretora da escola, já se encontra no magistério há mais de 15 anos, lecionando em todos os níveis de turma tanto de Ciências quanto Biologia. A professora é bem respectiva, carinhosa e possui um grande poder de dominância de sala, todos os alunos, sem nenhuma exceção, respeitam sua aula.
- PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
Ambas professoras que me acompanhou ministram suas aulas de forma democrática, buscando sempre adotar uma abordagem de ensino sócio construtiva, permitem e incentivam que seus alunos deem suas opiniões e ponto de vista sobre o assunto estudado, sempre abrem espaço para discussão e buscam explicar de forma fácil e didática, conforme participação do aluno.
As professoras Laysa e Rosilane, trabalham muito bem com os livros cedidos pelo governo e utilizam se de todas as ferramentas de ensino como aulas práticas, rodas de discussão, vídeo aulas, livros didáticos e trabalhos em grupo. Elas trabalharam muito bem as aulas em sala de vídeo, uma vez que, os alunos se mostravam mais interessados e atentos nos equipamentos visuais. Talvez, isso seja um reflexo pós pandemia.
...