TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Curricular Anos Finais do Ensino Dundamental - Ciências

Por:   •  2/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  1. DADOS DO (A) ESTUDANTE/CURSO

Curso: Formação Pedagógica para graduados não licenciados - Biologia

Instituição: UNIFRAN

Nome: Eduarda de Oliveira Fumian Simas

RGM: 30731461

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental 

Ano/semestre: 2023/1º

Quantidade de horas: 150 horas

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Estadual Américo Lopes (Rede Pública Estadual), localizada na Rua do Catete, n° 589, centro no município de Eugenópolis – MG, vinculada com a Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, sua administração é realizada pela Diretora Aline Cruz Aleixo e Vice Diretora Rosilane Marini Martins Costa. Durante o estágio supervisionado, foi observado as turmas do 6° ao 9º ano do ensino fundamental.

A escola conta aproximadamente com 17 salas de aula equipadas com lousa branca, ventiladores, mesas e carteiras. Conta ainda com 02 salas de vídeo totalmente equipadas com aparelhos eletrônicos, refeitório, quadra esportiva coberta, secretaria equipada, biblioteca, sala para os professores, sala da diretoria e coordenação, banheiros nos 3 andares da escola, diversas áreas de recreação com bancos e mesas e amplo pátio coberto e outro ao ar livre.

O colégio tem aproximadamente 400 alunos matriculados nos três turnos de funcionamento (manhã, tarde e noite) e em torno de 100 colaboradores, dentre eles, professores, secretarias, porteiros, inspetores, auxiliares de cozinha e serviços gerais.

  1. INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado nos anos finais do ensino fundamental, que compreende do 6° ao 9° ano no turno da manhã. Foi cumprido um total de 150 horas, iniciados no dia 14/02/2023 até 02/06/2023.

Neste período de estágio consegui observar as aulas, interagir com os alunos e ministrar aulas na substituição de professores, conforme planejamento enviado pelos mesmos. Acompanhei as professoras Laysa Nery e Rosilane Marini, estas que por sua vez, me orientaram com total atenção e presteza, sempre muito atenciosas e me dando total liberdade de participação durante meu período na escola. Durante este período obtive bastante interação com professores de outras áreas de conhecimento e funcionários da escola.

Minhas idas na escola eram em dias alternados da semana, contudo, a maioria dos dias de participação se deram nas terças e quintas-feiras, com início às 07:00h e finalização as 11:45h.

Nos primeiros dias de acompanhamento com as professoras Laysa e Rosilane, elas tiraram um tempinho de cada aula para que eu pudesse me apresentar e explicar minha presença e permanência para os alunos e assim iniciar um vínculo com eles. Este contato com as crianças e todo o meio educacional foi maravilhoso e de grande aprendizado pessoal e profissional.

  1. Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

Este período de estágio me proporcionou uma visão diferente da real importância de um professor na sala de aula, bem como, sua interação com os alunos e demais companheiros de trabalho.

Ser professor vai além de somente ensinar, é saber passar o conhecimento de forma didática e atender individualmente a necessidade de cada aluno.

A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado (SILVA, 2007, p.35).  

Tanto a professora Laysa, quanto a professora Rosilane, iniciam as aulas solicitando aos alunos que organizem as salas e acalmem os ânimos, seguidas da correção de tarefas de casa e repassa brevemente o que foi discutido e ensino na aula anterior para assim dar continuidade na matéria. Elas durante toda a aula mantem momentos de diálogos construtivos com os alunos intercalando com as atividades pedagógicas preparadas para aquela aula. Um ponto muito relevante das aulas destas professoras é que elas procuram sempre realizar atividades praticas em torno do assunto tratado, um exemplo de cada, foi na primeira semana em que a professora Laysa, junto a turma do 6° ano realizou durante a semana um trabalho de decomposição de alimentos, os alunos montaram potes com restos de folha e frutas e ao iniciarem o processo de decomposição os alunos levaram os trabalhos para serem discutidos em sala. Já a professora Rosilane, trabalhou com os alunos no 9° ano, modelos tridimensionais de átomos, os alunos se reuniram e montaram modelos através de massinhas de modelar. As atividades práticas realizadas pelas professoras se estenderam por algumas aulas o que levou a um diálogo e explicação minuciosa com os alunos. Atividades deste perfil são as que mais me agradam, uma vez que propõem uma dinâmica e participação maior dos alunos, deixando assim as aulas mais interessantes.

Ao iniciar meu contato com os alunos, é nítido observar o interesse e alegria dos alunos em saber mais sobre a minha profissão e que eu podia lhes ajudar. A forma de ensino e inovação nas atividades das professoras Laysa e Rosilane, é surpreendente, uma vez que, pude observar a dificuldade de executar a aula conforme planejado e o quanto os alunos destas turmas, não todos, mas uma grande maioria, tem dificuldade em respeitar e promover a educação pessoal no meio em que convive, dificultando assim, o cumprimento do planejamento de estudo para cada turma.

  1. PERFIL DOS PROFESSORES

A professora Laysa Nery, me acompanhou nas turmas do 6° ao 9° ano do turno da manhã, apesar de nova, é observável tamanha experiencia e dedicação para com seus alunos. Percebi que a professora é calma e bem organizada com seu material, bem como, com a sala em que ministra, montando muitas vezes um mapa de sala para melhor organização de seus alunos. Ela mantém um ótimo relacionamento com os alunos e colegas de trabalho, sempre demonstrando interesse, motivação e prontidão a ajudar.

Já a professora Rosilane, que também é Vice Diretora da escola, já se encontra no magistério há mais de 15 anos, lecionando em todos os níveis de turma tanto de Ciências quanto Biologia. A professora é bem respectiva, carinhosa e possui um grande poder de dominância de sala, todos os alunos, sem nenhuma exceção, respeitam sua aula.

  1. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Ambas professoras que me acompanhou ministram suas aulas de forma democrática, buscando sempre adotar uma abordagem de ensino sócio construtiva, permitem e incentivam que seus alunos deem suas opiniões e ponto de vista sobre o assunto estudado, sempre abrem espaço para discussão e buscam explicar de forma fácil e didática, conforme participação do aluno.

As professoras Laysa e Rosilane, trabalham muito bem com os livros cedidos pelo governo e utilizam se de todas as ferramentas de ensino como aulas práticas, rodas de discussão, vídeo aulas, livros didáticos e trabalhos em grupo. Elas trabalharam muito bem as aulas em sala de vídeo, uma vez que, os alunos se mostravam mais interessados e atentos nos equipamentos visuais. Talvez, isso seja um reflexo pós pandemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com