Roseola Infantil
Artigos Científicos: Roseola Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gracielle82 • 6/3/2015 • 301 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
O que é Roséola?
Roséola é uma infecção viral infecciosa bastante comum, que causa febre e erupções cutâneas (manchas vermelhas na pele), principalmente em crianças entre os seis meses e três anos de idade. Ela normalmente não é grave e gera alguns dias de febre antes das erupções começarem. Raramente, no caso de febre muito alta, pode existir alguma complicação.
Algumas crianças têm apenas um caso muito leve de roséola, desenvolvendo poucos sintomas e não dando muitos sinais da doença, enquanto outras têm todos os sintomas de forma acentuada.
Causas
Duas linhagens comuns de vírus do herpes causam a roséola, o herpes vírus humano tipo 6, que é o mais comum, mas a doença também pode ser devida ao herpes vírus humano tipo 7. Assim como no caso de outras doenças virais, a roséola se espalha através do contato entre as pessoas (ar, secreções ou saliva).
Os sintomas começam do 5º ao 15º dia após a infecção, quando a febre sobe repentinamente. Nessa hora é importante levar a criança ao médico pois febres muito altas podem ocasionar convulsões. Aproximadamente 30% das crianças apresentam erupções quando a febre desce e elas normalmente ficam localizadas no peito e abdômen. A febre, usualmente, desaparece após o 4º dia.
A doença é contagiosa mesmo quando não há nenhuma erupção cutânea, ou seja, a criança pode transmitir o vírus quando ela está apenas com uma febre baixa, antes de se cogitar a possibilidade de ser roséola.
Fatores de risco
Bebês entre os seis e quinze meses de vida são os mais suscetíveis à roséola, pois eles ainda não tiveram tempo de produzir os seus próprios anticorpos contra os vírus. Antes desse período eles estão protegidos pelos anticorpos que vieram da mãe, que blinda os recém nascidos de contrair infecções, mas com o tempo esses anticorpos vão diminuindo e a criança precisa desenvolver os próprios.
...