SUBSTANCIAS ORGÂNICAS E INORGÂNICAS
Por: RGATA • 22/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.714 Palavras (7 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA
COMPOSIÇÃO BIOQUIMICA DA CÉLULA
2018
NOME DO ALUNO
COMPOSIÇÃO BIOQUIMICA DA CÉLULA
Relatório apresentado ao Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual da Bahia, como requisito parcial para obtenção da nota parcial de Biologia Geral.
Orientador: Prof.
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 COMPOSTOS INORGANICOS 4
2.2 compostos orgânicos 5
5 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade explanar acerca da composição bioquímica da célula, bem como o papel biológico de cada componente para as células e para os organismos vivos.
As células dos seres vivos são compostas por dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicase as substâncias orgânicas.
São classificadas como substâncias inorgânicas: a água e os sais minerais. Orgânicas: ácidos nucleicos, carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e enzimas.
Desses componentes presentes na célula, cerca de75 a 85 % correspondem a água, entre 02 e 03% são constituídos de sais inorgânicos e o restante é formado por compostos orgânicos que representam a molécula da vida.
Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior freqüência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C) o oxigênio (O), o nitrogênio (N) e o hidrogênio (H). Além desses quatro elementos, outros são biologicamente importantes como o sódio (Na), potássio (K), cálcio (Ca), fósforo (P), enxofre (S), entre outros.
2 COMPOSTOS INORGANICOS
Água
As propriedades da água que a tornam fundamental para os seres vivos relacionam-se com sua estrutura molecular que é constituída por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por ligações covalentes. Embora a molécula como um todo seja eletricamente neutra, a distribuição do par eletrônico em cada ligação covalente é assimétrica, deslocada para perto do átomo de oxigênio.
Os constituintes moleculares são responsáveis pelas interações bioquímicas entre milhares de moléculas que permitem a vida celular. Essas reações ocorrem em meio aquoso, por isso, a agua, com poucas exceções(célula óssea) é o componente encontrado em maior abundancia na célula, sendo indispensável para a atividade metabólica. Devido a sua natureza polar, serve como solvente natural para os íons, minerais, e outras substancias e, também como meio de dispersão para a estrutura coloidal do citoplasma.
A agua ainda tem outras funções na célula: intervenção na eliminação de substancias da célula e absolvição de calor, evitando que sejam geradas mudanças drásticas da temperatura da célula, isso ocorre devido ao seu elevado coeficiente calórico.
Sais minerais
São elementos necessários para o funcionamento adequado do organismo, atuando, por exemplo, na constituição de ossos, contração muscular e propagação do impulso nervoso. Em virtude da incapacidade do nosso corpo de produzir essas substâncias, é fundamental que elas sejam adicionadas à nossa dieta.
Principais sais minerais e seu papel na saúde humana:
Cálcio: é um dos sais minerais mais conhecidos e representa, aproximadamente, metade da quantidade total de minerais do organismo. Seu papel é amplo, estando relacionado com a permeabilidade da membrana, contração muscular, liberação de hormônios, coagulação do sangue, além, é claro, de formar ossos e dentes. O cálcio pode ser encontrado em vários alimentos, destacando-se leites e derivados, cereais e legumes.
Fósforo: Esse sal mineral é encontrado principalmente no esqueleto humano, pois faz parte da composição dos ossos. Além desse papel mais conhecido, ele faz parte da estrutura da membrana (fosfolipídio) e fornece energia para a célula na forma de ATP (adenosina trifosfato). É encontrado em leites e derivados, ovos, pães e cereais.
Flúor: Seu papel mais conhecido é, sem dúvida, na prevenção de problemas dentários, mas ele também é importante para outras células e tecidos. Encontrado em maior quantidade na água fluorada.
Iodo: Esse sal mineral está relacionado diretamente com o metabolismo do organismo, uma vez que faz parte da composição dos hormônios tireoidianos (tiroxina e tri-iodotironina). Pessoas acima dos 14 anos devem consumir 150 mcg de iodo diariamente. O iodo é encontrado adicionado ao sal de cozinha e em alguns frutos do mar.
Potássio: Esse sal mineral atua principalmente no metabolismo e na produção de proteínas e glicogênio. Além disso, está ligado à excitação neuromuscular, participa da bomba de sódio-potássio e controla os níveis de PH e a quantidade água disponível no nosso organismo. Um adulto deve consumir diariamente cerca de 4700mg desse sal. Pode ser encontrados em frutas, leite, carnes e cereais.
2.2compostos orgânicos
Ácidos nucleicos
A composição química de ácidos nucleicos são os ácidos, açúcares e bases. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o RNA (ácido ribonucleico) e o DNA (ácido desoxirribonucleico), ambos formados por unidades menores, os nucleotídeos. Os nucleotídeos por sua vez possuem três constituintes fundamentais, são eles: ácido fosfórico, pentoses e bases nitrogenadas.
Nesse sentido, os ácidos nucleicos são considerados macromoléculas de grande importância biológica. Todos os seres vivos contem os tipos de ácidos nucleicos, com exceção apenas dos vírus que contem um só tipo de acido nucleico, DNA OU RNA.
A partir dos ácidos nucleicos as células recebem informações sobre quais proteínas sintetizar, qual sequência de aminoácidos de sua estrutura e qual a função dessas moléculas.
Portanto, os ácidos nucleicos são moléculas que armazenam e transmitem informações genéticas na célula. Essas informações ficam em unidades genicas, localizadas nos cromossomos das células. Tais informações são decifradas por meio do código genético, cuja tradução resulta na síntese proteica.
...