TRABALHO GENÉTICA CLÁSSICA PRIMEIRA LEI DE MENDEL
Por: Christian Shikuma • 17/3/2020 • Tese • 481 Palavras (2 Páginas) • 472 Visualizações
TRABALHO – GENÉTICA CLÁSSICA- PRIMEIRA LEI DE MENDEL
- Levando-se em conta a base molecular da genética mendeliana
- Explique, pela base molecular e com base na figura abaixo, por que no albinismo o indivíduo heterozigoto apresenta pigmentação normal.
- Se um homem normal, cujo pai era albino, casar com uma mulher normal cuja mãe é albina, qual a probabilidade de ocorrência de albinismos nos filhos? Realize o cruzamento.
[pic 1]
- A acondroplasia é uma alteração genética com herança autossômica dominante. Um indivíduo acondroplásico e heterozigoto casa-se com uma mulher normal. Qual o risco de acondroplasia nos filhos desse casal?Realize o cruzamento
- Em tomates, a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: plantas fruto vermelho x planta fruto amarelo. Interessado em obter uma linhagem de plantas com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas. Realize o cruzamento
- Qual o número esperado de plantas com o fenótipo desejado pelo agricultor em F2? Represente o cruzamento.
- Se ele quisesse obter apenas plantas com frutos amarelos, qual cruzamento deveria executar?
- O nanismo em vegetais é uma condição hereditária condicionada por um gene recessivo. As plantas que apresentam nanismo possuem uma deficiência genética que impede a produção de giberelinas (hormônio de crescimento). Plantas anãs que recebem aplicações de giberelinas atingem altura normal na época da reprodução. O cruzamento dessas plantas resultará numa descendência de plantas:
a) normais, pois os descendentes são provenientes de plantas que atingiram altura normal.
b) normais, pois o hormônio permite a síntese de proteínas pelas plantas anãs.
c) normais, pois o gene para nanismo é recessivo e para altura normal é dominante.
d) anãs, pois hormônios de crescimento só atuam em plantas homozigotas.
e) anãs, pois o tratamento hormonal não altera o código genético das plantas que se reproduziram.
- A fibrose cística é uma doença genética causada por um gene autossômico recessivo (f) que leva certas glândulas a produzirem secreções anormais. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo, supondo que um casal normal teve uma criança com fibrose cística. Os genótipos da mãe e do pai da criança são, respectivamente, _______. O genótipo da criança é _______. A probabilidade de que, se o casal tiver um outro filho, este não tenha fibrose cística será de _______.
a) FF e Ff --- ff --- 25% b) Ff e Ff --- Ff --- 75%
c) Ff e Ff --- ff --- 75% d) Ff e Ff --- ff --- 50% e) Ff e FF --- ff --- 50%
...