Teoria Geral de Sistemas - Estados dos Sistemas
Por: Renê Oliveira • 29/4/2018 • Resenha • 482 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
Teoria Geral dos Sistemas
(4. Estados dos Sistemas)
Um sistema estático não possui memória, enquanto que um sistema dinâmico o possui. Em um sistema dinâmico as condições em que o mesmo se encontra são relevantes para a determinação de seu comportamento futuro. Memória de um sistema e determinada pelo comportamento futuro de um sistema que é ditado pelas condições em que ele se encontra.
É necessário usar um conceito conhecido como “estado” para caracterizar uma memória de um sistema como dinâmico. “O estado de um sistema é definido como um conjunto mínimo de variáveis, cujos valores em um instante de tempo, t0, são necessários para determinar a evolução do sistema em um instante futuro de tempo, t, em face de uma entrada, e(t), observando-se a restrição t > t0”.
As variáveis representam as condições em que o sistema se encontra. Em cada instante de tempo as variáveis possuem valores específicos. Enquanto os valores permanecerem constantes o estado permanecerá o mesmo.
É necessário que pelo menos uma das variáveis tenha seu valor modificado para caracterizarmos outro estado. Essa mudança de estado chamamos de “transição de estado”.
Um “diagrama de estado” é um grafo direcionado com informações dos estados de um sistema dinâmico. Ele é usado para indicar as formas com que as transições dos estados de um sistema podem ser executadas.
O último estado alcançado por um sistema é chamado de “estado de equilíbrio estável”. Todos os outros estados não se sustentam permitindo a transição do sistema para outro estado. O conceito de estabilidade se aplica a estados do sistema e não ao sistema propriamente dito.
Um sistema pode ser chamado de “sistemas adaptativos” quando o mesmo está em um estado de equilíbrio e sofre uma perturbação e dinamicamente o mesmo transita para outro estado de equilíbrio estável.
Podemos considerar não somente um único estado de equilíbrio estável, mas também uma região de equilíbrio estável, e com isso podemos chamar de “região de estabilidade” quando um conjunto de estados no qual um sistema pode estar sofrendo transições entre estados, mas ainda assim seu comportamento geral pode ser considerado aceitável.
A sobrevivência exige capacidade de adaptação a mudanças ambientais. Quando um sistema está adequadamente adaptado a seu ambiente e, por alguma razão, esse ambiente muda suas características, o sistema para continuar sobrevivendo terá que adaptar-se. Os organismos têm sua sobrevivência observada tanto na espécie quanto no espécime em que a capacidade de reprodução é uma condição necessária para a sobrevivência da espécie.
Existem processos que só ocorrem uma única vez e são chamados de “processos históricos”, e são irreversíveis. Existem outros processos que são repetitivos, que ocorrem de forma cíclica e são chamados de “processos periódicos”. Existem também processos com características de aleatoriedade e são conhecidos por “processos estocásticos”, ou “processos estatísticos”, pois são os processos que quase nunca se repetem, ou melhor, a probabilidade uma realização do processo se repetir quase nula. Ou nula.
...