Um Olhar Sobre as Ciências Naturais no ensino Fundamental
Por: Bruno Froes • 11/10/2024 • Dissertação • 584 Palavras (3 Páginas) • 49 Visualizações
Disciplina: Prática de Ensino de Ciências Anos Finais do Ensino Fundamental
Atividade Unidade II – Um olhar sobre as Ciências Naturais no ensino Fundamental
Imaginem a seguinte situação:
Pedro, recém-formado em Ciências Biológicas, é professor da escola Construindo o Saber, localizada na cidade de Imaginópolis. Essa região vem passando por diversos conflitos, tais como: brigas entre famílias, preconceitos culturais, étnicos e sexuais, problemas ambientais, servidores públicos com má conduta (revelando informações de processos sigilosos), epidemias, uso de drogas e trabalho infantil. Diante de tal realidade, cabe à escola atuar de alguma forma? Pedro, de acordo com a sua formação acadêmica, pode interferir para mudar esse quadro de Imaginópolis? Com base em quê Pedro agirá? Quais ações Pedro poderá propor para resolver cada um dos problemas supracitados vivenciados pela escola?
Baseado nos fatos responda aos questionamentos, e não se esqueça de postar outras referências, como um artigo científico, vídeos e imagens relacionando-os ao tema e com uma breve descrição de cada um.
Vamos lá?
A formação de cidadãos, seja ela, nos aspectos éticos, morais, sociais e principalmente na ampliação dos conhecimentos, tem como base a educação (PINHEIRO, 2019). Neste contexto, a escola Construindo o saber, consegue atuar para minimizar ou até mesmo extinguir a curto e longo prazo, esses diversos conflitos do caso proposto, através da inserção de temáticas sociais em diversas disciplinas como, História, Geografia, sociologia e Ciências Naturais. O professor Pedro, também pode intervir para transformar esse quadro da cidade de Imaginópolis. Através de sua formação acadêmica, em Ciências Biológicas, ele tem autonomia de inserir em suas aulas de ciências na Escola Construindo o Saber, alguns temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (MEC, 1997). Dessa forma, com a discussão destes temas em sala de aula, o professor Pedro, permitirá ao aluno o desenvolvimento de uma consciência crítica diante as atuações da sociedade, ao qual o mesmo está inserido, podendo se transformar como um propagador de mudanças.
Porém, o professor Pedro não deve agir sozinho, sabendo-se que o mesmo, além de ser recém formado, pode ser considerado um simples educador de ciências em meio a tantos conflitos. Sendo assim, deverá buscar auxílio da direção da escola, outros professores com mais experiência, funcionários, os próprios alunos, pais e responsáveis e, dependendo do caso até auxilio de psicólogos, pois a orientação de profissionais é sempre bem vindo nessas horas. E para finalizar, a melhor forma de tentar uma resolução desses conflitos, é através de meios amigáveis, onde é possível propor através da mediação escolar, o encontro das partes envolvidas a realizar uma conversa, se responsabilizar pelos seus atos, e assim tentar solucionar de forma positiva as divergências.
Como outras referências se baseando no tema proposto, irei citar um filme chamado: O melhor professor da minha vida (CINEMA, [s.d.]), que se trata de uma longa metragem francês, onde o professor François Foucault, passa por uma situação delicada ao ser transferido
...