Baralho da Bioquimica
Por: Raissa Marques II • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 752 Visualizações
BARALHO DA BIOQUIMÍCA SOBRE ÁGUA, CARBOIDRATOS: PRÁTICA CURRICULAR APLICADA A CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Raíssa Marques 1
Amanda Rodriguês1
Rafael Costa1
Regiane Menêzes1
Ana Karina Abadio2
1UNEMAT, Graduando de Ciências Biológicas
2UNEMAT, Professora da disciplina de Bioquímica
rayssinha_nx@hotmail.com
O professor ao usar o lúdico como uma ferramenta de ensino/aprendizagem permite ao aluno pensar sobre as diversas probabilidades de solução para um determinado problema. A aproveitar-se de jogos lúdicos práticos e criativos como metodologia de ensino tem mostrado grande eficácia na passagem do conhecimento cientifico para alunos do Ensino Médio.
Por exemplo, o jogo didático é uma importante ferramenta de ensino, pois promove a aprendizagem através de novas descobertas além de disciplinar o trabalho do aluno e enriquecer a sua formação (MALUF, 2003). Visando em contribuir nessa interação de teoria-prática nas salas de aula, o jogo didático BARALHO DA BIOQUIMÍCA foi desenvolvido para ilustra e facilitar o aprendizado sobre Água (A molécula, polaridade, solubilidade), Carboidratos (Importância, função e onde encontra-lo na natureza).
Objetivo. O Baralho educativo sobre Bioquímica tem como objetivo auxiliar o ensino e a aprendizagem de conceitos básicos de bioquímica aplicados ao ensino médio.
Metodologia. O jogo proposto neste trabalho foi elaborado pelos acadêmicos da segunda fase do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e consiste em um baralho com a temática centrada nos conceitos básicos de bioquímica voltada aos alunos do ensino médio.
O baralho terá o conteúdo distribuído da seguinte forma: I Água (A molécula, solubilidade, polaridade); II Carboidratos (Importância, função e onde encontra-lo na natureza).
As regras do jogo são simples, inicialmente um dos participantes, é necessário no mínimo dois participantes, ou dois grupos divide o baralho em duas partes: uma com imagens e outra com conceitos que dizem respeito às imagens. Cada jogador tem direito a selecionar uma carta por vez do baralho de modo a não permitir que o adversário veja o que está escrito. A carta de início será a de conceitos. O jogador da vez lê os conceitos para o adversário ou grupo. O adversário ou jogador seguinte procura a resposta no baralho de imagens. Acertando a resposta, o jogador ganha a vez e torna-se o próximo a fazer a pergunta. O ciclo se repete até que haja um ganhador. Ganha quem ao final do jogo obtiver um maior número de acertos. Antes da aplicação do baralho lúdico, haverá uma pequena explicação do conteúdo e das regras do jogo. Considerações finais. De acordo com MALUF (2003) o brincar pode ser um elemento importante através do qual se aprende, sendo sujeito ativo desta aprendizagem que tem na ludicidade o prazer de aprender. O uso do baralho lúdico é uma das diferentes ferramentas de ensino/aprendizagem que pode ser usada pelo professor em sala de aula para estimular seus alunos ao debate e discussão o que causa a construção do saber.
...