Bioquimica
Por: luandavid • 23/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 679 Palavras (3 Páginas) • 722 Visualizações
ÁREA: Ciências da Saúde
CURSOS: Biomedicina, Ciências Biológicas
PERÍODO: 2º/3º Semestre
TURNO: Diurno / Noturno
DISCIPLINA: Histologia
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas
I - EMENTA
A disciplina visa apresentar os aspectos da Histologia, adquirindo subsídios básicos para reconhecimento das variedades de tecidos que compõem todo o corpo humano.
II - OBJETIVOS GERAIS
Proporcionar aos alunos fundamentos da Histologia, indispensáveis para o seu desenvolvimento no decorrer do curso e também no exercício de sua profissão.
Consolidar os fundamentos da histologia através de aulas práticas.
Proporcionar aos alunos o conhecimento dos tipos de tecidos que formam o organismo, bem como mostrar a interação entre estes tecidos nos diferentes órgãos.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Proporcionar aos alunos conhecimento para a identificação das variedades básicas de tecidos e sua organização nos órgãos do corpo humano.
Procurar despertar no aluno uma visão tridimensional em termos histológicos, a fim de que possa visualizar, através dos cortes, a estrutura de todo um conjunto de tecidos formando um órgão.
Reconhecer, ao microscópio, os diferentes tipos de tecidos e órgãos, baseando-se em características gerais de estrutura;
Reconhecer os principais aspectos comparativos entre órgãos e sistemas do corpo humano;
Detalhar aspectos diretamente relacionados à futura profissão do aluno.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Estudo básico da célula
Técnicas histológicas, microscopia de luz e eletrônica.
Histologia de:
o Tecidos epiteliais – tipos e classificação, origem embrionária, funções dos tecidos epiteliais, epitélio glandular, classificação das glândulas quanto função e desenvolvimento embrionário. Estudo em laboratório de microscopia dos diferentes tipos de epitélio simples, estratificado e pseudoestratificado, estudo microscópico de glândulas endócrinas e exócrinas.
o Tecidos conjuntivos: Tecido conjuntivo propriamente dito, frouxo, denso, tipos celulares e funções, matriz extracelular, formação de colágeno; estabelecer as diferenças entre tecidos epiteliais e conjuntivos. Análise em microscopia óptica dos diferentes tipos de tecidos conjuntivos, frouxo, denso, padrão celular, comparar com o tecido epitelial quanto a morfologia geral.
o Tecido adiposo – tipos de tecido adiposo, classificação, desenvolvimento embrionário, correlacionar com armazenamento energético do organismo, funções do tecido adiposo. Análise em microscopia óptica convencional do tecido adiposo unilocular.
o Tecido cartilaginoso – Classificação, padrões celulares, funções celulares; Matriz cartilaginosa, formação e função da matriz, desenvolvimento embrionário;
o Tecido ósseo – Classificação macroscópica e microscópica, padrão celulares, diferenças entre as funções celulares, matriz óssea, desenvolvimento, ossificação endocondral e intramembranosa, reparo ósseo;
o Tecidos musculares – Tipos de tecido muscular, funções e origem embrionária, processo de contração muscular, unidade funcional sarcômero, reparo dos diferentes tipos de músculo;
o Tecido nervoso – Classificação, embriologia, estudo do neurônio, classificação morfológica e funcional, reparo, estudo das células da glia, funções celulares, SNC e SNP – padrão celular em cada um deles, conceito de nervo, feixe vasculonervoso, arco-reflexo, impulso nervoso, reparo no SNP;
o Sistema digestivo – Estudo do sistema digestivo desde a cavidade bucal (estruturas, aspectos morfológicos microscópicos, função, tipos de tecidos que os compõem), faringe, esôfago, estômago, intestinos (liso e grosso), porção retal e anal, origem embrionária dos tecidos, tipos de tecidos, funções de cada órgão.
o Órgãos anexos ao sistema
...