Carboidratos - caracterização
Por: Caetanov • 3/10/2015 • Relatório de pesquisa • 873 Palavras (4 Páginas) • 1.719 Visualizações
[pic 1]
Engenharia Biotecnológica Turma X
Bioquímica
Reações de caracterização e precipitação de proteínas
Discente: Victor Caetano
Carolina Parra
Docente: Bruno Henrique Oliveira
Assis, 2014
INTRODUÇÃO
Carboidratos são, predominantemente, poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas cíclicos, ou substâncias que liberam esses compostos por hidrólise. Estão divididos em três grupos principais, de acordo com seu tamanho: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Monossacarídeos são açúcares simples que consistem numa única unidade de poliidroxialdeído ou poliidroxicetona, divididos em duas famílias, aldoses e cetoses, são incolores e solúveis em água. Oligossacarídeos são compostos por cadeias curtas de monossocarídeos unidas por ligações glicosídicas, sendo os mais comuns os dissacarideos, formados por duas unidades monossacarídeas. Aqueles polímeros com mais de 20 unidades de monossacarídeos são chamados polissacarídeos, podendo ser compostos por cadeias lineares ou ramificadas. Suas funções são de fonte de energia para célula, estrutura, sinalização hormonal, lubrificação, coagulação e por sua natureza cíclica é usado como reserva.
Neste experimento será possível conhecer reações colorimétricas para identificação de açúcares e correlacionar estrutura e função do carboidrato.
MATERIAIS E METODOS
Banho-maria
- Béqueres
- Pipetador tipo pera
- Pipetas graduada (1 ml a 10 ml)
- Pipeta Pasteur
- Suporte para tubo de ensaio
- Tubos de ensaio
Reagentes:
- Água destilada (H2O)
- Ácido sulfúrico (H2SO4)
- Amido (1%)
- azul de metileno (0,5%)
- Frutose (1%)
- Galactose (1%)
- Glicose (1%)
- Hidróxido de Sódio (NaOH - 2,5N)
- Lactose (1%)
- Lugol
- Reagente de Benedict
- Reativo de Molish
- Sacarose (1%)
Reações em meio ácido - Reação de Molish:
Em sete tubos de ensaio pipetar, com pipeta graduada, glicose, galactose, frutose, sacarose, lactose, amido e água, seguindo a ordem dada. Adicionar em todos os tubos 1 ml de Reativo de Molish e então, com pipeta pasteur adicionar o ácido sulfúrico inclinando o tubo de ensaio deixando o liquido escorrer lentamente. Deixar os tubos em repouso e observar a formação de um anel cor de violeta na interfase.
[pic 2]
Figura 1: Resultados da reação de Molish.
Reações em meio alcalino - Redução do azul de metileno:
Repetir em sete tubos a adição de glicose, galactose, frutose, sacarose, lactose, amido e água. Então pipetar em cada tubo 1 ml de hidróxido de sódio e depois com pipeta pasteur 2 gotas de azul de metileno. Aquecer os tubos agitando, por até dois minutos, em banho-maria. Esfriar rapidamente em água fria com intensa agitação, observar e aquecer novamente.
[pic 3]
Figura 2: Resultados da redução de azul de metileno.
Reações em meio alcalino - Reação de benedict:
Também adicionar em sete tubos glicose, galactose, frutose, sacarose, lactose, amido e água e somar a todos eles Reagente de Benedict. Misturar bem e aquecer por até três minutos em banho-maria. Observar a cor e talvez formação de precipitado.
[pic 4]
Figura 3: Resultados da reação de Benedict.
Reação com Iodo:
Mais uma vez, em sete tubos, colocar glicose, galactose, frutose, sacarose, lactose, amido e água e com pipeta pasteur acrescentar duas gotas de lugol. Aquecer brandamente em banho-maria e verificar se ocorre o desparecimento da cor.
[pic 5]
Figura 4: Resultados da reação com iodo.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Usando o tubo com água como controle para identificar mudanças no experimento, Todas as soluções em meio ácido, exceto a do tubo com água, adquiriram o anel violeta devido a reação entre Hexose ou Pentose e ácido sulfúrico formar hidroxiforfural ou forfural, respectivamente, que somado ao α-naftol dá origem ao complexo violeta. A formação, então, do complexo violeta confirma que todos os reagentes são açúcares. A reação de Molish tem como objetivo, então, determinar a presença de carboidratos numa solução.
...