Estruturas dos Aminoácidos
Por: eduardo80 • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 538 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
FAPAR
FISIOTERAPIA 2º PERIODO
ALUNO
LUIZ EDUARDO CECCON
CURITIBA, 5 DE NOVEMBRO 2017
- Estruturas dos aminoácidos.
Os aminoácidos são formados por 4 ligações , sendo 3 ligações obrigatórias e uma de radical variável.
Sendo uma de carbono alfa central (Ca) , uma ligação Amina (NH2), uma ligação carboxílico (COOH), uma ligação de hidrogênio (H) e uma ligação radical (R) que vai variar conforme o aminoácidos será formado.
Ligação Peptídica
É uma ligação entre dois aminoácidos entre o agrupamento amino se une ao agrupamento carboxila de outra aminoácidos ocorrendo a liberação de uma molécula de água e a e a formação de uma amida , através da síntese por desidratação.
- Estruturas Primárias ou Linear
Determina pela seqüência, tipo e numero de aminoácidos possuírem ligações simples (Ligação Peptídica) onde determina todas as estruturas.
Estrutura Secundaria
Alfa Hélice ou Beta Pregueada.
Onde ocorre o enrolamento da estrutura primaria formando a estrutura secundaria, onde os aminoácidos interagem se através das pontes de hidrogênio, podem ser alfa e beta, se enrola no próprio eixo formando um arranjo helicoidal, onde a cadeia lateral dos aminoácidos fica para fora da cadeia helicoidal se mantêm através da ligação pontes de hidrogênio com aminoácidos adjacentes, com ligação lateral em forma de hélice.
Beta Pregueada – formada por laminas pregueadas, onde as pontes de hidrogênio possuem formas perpendiculares, podendo ser beta pregueada antiparalela com sentidos perpendiculares.
Estrutura Terciária
Possui formato tridimensional é resultante de dobras da estruturas secundarias que formam uma estrutura enovelada, estabilizadas por interações entre os radicais dos aminoácidos. ( ligações de estabilização) caracterizada por varias interações de pontes de hidrogênio , ligação de Van de Waals (interações hidrofóbicas) ligações iônicas e ligações dissulfeto ( interações coralentes)
Estrutura Quartanária
Interações entre duas ou mais cadeias polipeptídicas através de pontes de hidrogênio interações hidrofóbicas mas principalmente porligações iônicas, junção de duas ou mais estruturas terciárias, Ex. hemoglobina formada por 4 estrutura (2 alfa e 2 beta) que interagem com o grupo heme.
- Proteínas Simples
Formadas apenas de aminoácidos por hidrolise.
Proteínas Conjugadas
Formadas por compostos químicos (grupos poéticos) aminoácidos e compostos não aminoácidos de maneira permanente.
Glicoproteinas – ( açúcar + proteína) ex. salina
Lipoproteínas – (gordura + proteína) ex. soro sanguíneo
Fosfoproteina – ( acido fósforo + proteína) ex. caseína , proteína do leite
Cromoproteinas –(pigmento + proteína) ex. hemoglobina
Nucleoproteína – (acido nucléicos + proteína) ex. microorganismo
Proteínas Fibrosas
São proteínas longas e filamentos são estrutura simples chegando até a estrutura secundaria, através da cadeia de polipeptídicos que atua na proteção, forma e suporte com função estrutural.
São insolúveis em água, são organizadas em forma de fibras ou laminas de formas paralelas ao eixo ex. queratina.
...