O Grupo de Solubilidade em Compostos Orgânicos
Por: Gabriele Dilli Gobel • 2/8/2022 • Relatório de pesquisa • 640 Palavras (3 Páginas) • 135 Visualizações
Grupo de solubilidade em compostos orgânicos
Pelotas 2022
OBJETIVOS
Está prática tem como objetivo identificar os compostos orgânicos, contidos nas amostras A, B, C e D.
MATERIAIS E METÓDOS:
- MATERIAIS:
- Bastão de vidro.
- Béquer 250ml
- Papel tornassol Azul.
- Papel tornassol Vermelho.
- Pera.
- Pipetas 1 ml.
- Tubo de ensaio.
REAGENTES E SOLUÇÕES:
- Amostra A, B, C e D.
- Água.
- Ácido Sulfúrico concentrado.
- Ácido Fosfórico 85%.
- Solução de HCl a 5%.
- Solução de NaOH a 5%.
- Solução de NaHCO3 a 5%.
- Éter Etílico.
METÓDOS:
Amostra A:
Colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra A e adicionou-se 1ml de água destilada. Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era solúvel.
Seguidamente, colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra A e adicionou-se 1ml de éter etílico. Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era solúvel. Usou-se papel tornassol (Azul/vermelho), verificou-se que o papel azul tornou-se vermelho e o papel vermelho se manteve-se.
Amostra B:
Colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra B e adicionou-se 1ml de água destilada. Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era insolúvel.
Seguidamente, colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra B e adicionou-se 1ml de NaOH (5%). Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era insolúvel.
Posteriormente, colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra B e adicionou-se 1ml HCl (5%). Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era insolúvel.
Continuadamente, colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra B e adicionou-se 1ml H2SO4(P.A). Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era insolúvel.
Finalmente, colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra B e adicionou-se 1ml H3PO4. Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era insolúvel.
Amostra C:
Colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra C e adicionou-se 1ml de água destilada. Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era solúvel.
Seguidamente, colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra C e adicionou-se 1ml de éter etílico. Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era solúvel. Usou-se papel tornassol (Azul/vermelho), verificou-se que o papel tornassol manteve-se sua coloração.
Amostra D:
Colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra D e adicionou-se 1ml de água destilada. Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era insolúvel.
Seguidamente, colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra D e adicionou-se 1ml de NaOH (5%). Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era insolúvel.
Posteriormente colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra D e adicionou-se 1ml HCl (5%). Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era insolúvel.
Continuadamente, colocou-se em um tubo de ensaio, aproximadamente 0,5 ml da amostra D e adicionou-se 1ml H2SO4(P.A). Em seguida, agitou-se o tubo durante alguns segundos e observou-se que a amostra era solúvel.
...