O POTENCIAL PADRÃO DE ELETRODO
Por: gabichaves5 • 4/4/2018 • Seminário • 873 Palavras (4 Páginas) • 437 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDEREAL DE SÃO JOÃO DEL REI
CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU
BACHARELADO EM BIOQUÍMICA
Disciplina: Química Fundamental
Professora: Vanessa J. da S. Vieira dos Santos
POTENCIAL PADRÃO DE ELETRODO
Dercilia Pinheiro
Gabriel Xavier
Gabriela Moreira Chaves
Jeniffer Dutra
Nicole
Divinópolis/MG
Novembro/2017
Células galvânicas
Em condições normais, uma reação redox ocorre quando há contacto entre o agente oxidante e o agente redutor. Contudo, esta reação pode igualmente ocorrer “à distância” estabelecendo o contacto através de um fio condutor. Um dispositivo desse tipo designa-se por célula galvânica ou célula eletroquímica. Uma célula galvânica é um dispositivo que permite a conversão de energia química em energia elétrica através de uma reação redox espontânea que ocorre numa interface elétrodo/solução.
Potencial Padrão de Eletrodo
Potencial padrão de eletrodo corresponde a medida de tensão produzida por um eletrodo em estado padrão, no qual as espécies eletroativas estão a uma concentração de 1 mol/L-1, e gases a uma 1 atm de pressão, ambos a 25 °C, em uma pilha para processos eletroquímicos denotados por reações de oxidação e redução.
Sendo um processo eletroquímico admite-se a geração de energia tanto química quanto elétrica utilizando-se compostos e circuitos elétricos, tais são geradas através da diferença de potencial elétrico entre os dois eletrodos presentes na pilha, cada qual realizando sua semi-reação.
O fluxo de elétrons sempre irá correr no sentido do ânodo para o cátodo, isto é, do eletrodo que tem menor potencial de redução para o eletrodo que possui maior potencial de redução.
A reação global da célula eletroquímica é a soma de uma semi-reação de redução e uma semi-reação de oxidação.
Embora o potencial total de uma célula possa ser medido, não há nenhuma maneira simples de medir exatamente os potenciais individuais de eletrodo isoladamente.
O potencial elétrico varia também com a temperatura, concentração e pressão.
Funções E Conveniências Dos Potenciais De Redução Padrão
- Calcular a tensão de uma célula galvânica, tal cálculo só depende da natureza, dos estados e das concentrações dos reagentes e produtos, não sendo definido pelas quantidades relativas de cada.
- Predizer a espontaneidade de uma dada reação oxirredução:
- Tensão com valor superior a 0 corresponde a uma célula galvânica ocorrendo de forma espontânea e sem fornecimento de energia;
- Tensão com valor inferior a 0 corresponde a uma célula eletrolítica que não se desenvolve espontaneamente.
- Comparar as forças relativas de agentes oxidantes e redutores.
Calculo de Potencial Padrão
As semi-reações de oxidação e de redução têm influência sobre a tendência de uma reação de óxido-redução ocorrer. Consideramos a tensão, ou potencial, produzido por uma célula galvânica ou eletrolítica como sendo a soma das contribuições do ânodo e do cátodo. Portanto:
[pic 1]
Onde ξcélula representa a tensão de célula medida, e as duas outras tensões são, respectivamente, as contribuições feitas pelo ânodo e pelo cátodo.
Definição de um Potencial-Padrão de Eletrodo
O Potencial-Padrão de Eletrodo, também designado por potencial de redução, consiste num estado de equilíbrio elétrico de uma substância iônica no seio de uma solução, isto é, é a diferença de potencial entre o elétrodo e a solução numa meia pilha. Se expressa pela lei de Nernst e mede-se juntamente com outra substância de referência. Não é possível medir diretamente o potencial de elétrodo uma vez que qualquer medida implicaria fechar o circuito com o eletrólito, introduzindo-se deste modo outra meia pilha, geralmente o elétrodo normal de hidrogênio, cujo potencial se considera zero.
...