Os Carboidratos e lipídios
Por: Juan Gomes Recco Teixeira • 20/6/2018 • Resenha • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 316 Visualizações
Carboidratos:
Definição, composição e outros nomes:
Os carboidratos são moléculas orgânicas (que possuem carbono em sua composição) formadas por três átomos: carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Eles também são conhecidos como hidratos de carbono, açúcares, glicídios e sacarídeos.
OBS: Sacarídeo significa açúcar.
Funções:
A principal função dos carboidratos é a função energética. Inclusive, eles são a principal fonte de energia dos seres vivos do planeta. Os carboidratos são produzidos pela fotossíntese. As plantas e as algas são os únicos seres vivos capazes de fazer fotossíntese. Portanto, as plantas e as algas são os únicos seres vivos capazes de produzir seus próprios carboidratos e por isso são classificadas como seres autótrofos (são os seres vivos que produzem o seu próprio alimento, ou seja, são capazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos através de fotossíntese ou quimiossíntese.).
Enquanto isso, aqueles que são incapazes de fazer fotossíntese (e consequentemente de produzir o próprio alimento), aqueles que não são autótrofos, conseguem seus carboidratos se alimentando das plantas e das algas ou de quem se alimentou delas. Isso torna a fotossíntese, o fenômeno bioquímico mais importante do planeta Terra. Eles também são importantes para a função estrutural e a comunicação celular.
Tipos:
Existem três tipos de carboidratos: os monossacarídeos (o menor tipo de carboidrato), os oligossacarídeos (carboidratos de tamanho médio) e os polissacarídeos (o maior tipo de carboidrato).
Monossacarídeos: Os monossacarídeos (monossacarídeo significa “um açúcar”) são representados pela fórmula geral (CH2O)n, onde esse “n” varia de 3 a 7. O “n” determina o número de átomos de carbono.
Tipos de monossacarídeos:
Triose: n=3 (C3H6O3)
Tetrose: n=4 (C4H8O4)
Pentose: n=5 (C5H10O5)
Hexose: n=6 (C6H12O6)
Heptose: n=7 (C7H14O7)
No entanto, os únicos que um estudante de ensino médio precisa estudar são a pentose e a hexose (principal combustível, fonte de energia das células).
Principais tipos de pentose:
Ribose: monossacarídeo que faz parte da estrutura do RNA
Desoxirribose: monossacarídeo que faz parte da estrutura do DNA
OBS: apesar de ser uma pentose e por esse motivo, normalmente, o número de átomos de carbono e de oxigênio deveriam ser ambos iguais a 5, ela acaba sendo considerada uma exceção, tendo número de átomos de oxigênio igual a 4
Principais tipos de hexoses:
Existem três tipos principais de hexose: glicose, frutose e galactose.
Oligossacarídeos:
Os oligossacarídeos (poucos açúcares, ou seja, poucos monossacarídeos) são formados pela união de monossacarídeos (de 2 a 20 monossacarídeos), por isso são chamados de polímeros (os polissacarídeos também são polímeros), enquanto que os monossacarídeos são chamados de monômeros (pois são moléculas menores que se unem para formar estruturas maiores, ou seja, os polímeros).
Porém, os únicos que são importantes para vestibulares são os dissacarídeos (oligossacarídeos formados por 2 monossacarídeos)
Principais tipos de dissacarídeos:
Os principais tipos de dissacarídeos são: sacarose, lactose e maltose.
Sacarose: glicose + frutose
Onde é encontrada/utilizada: açúcar de cozinha, forma como a planta transporta açúcar dentro dela, utilizada na fabricação de cachaça (para fazer a fermentação), açúcar da cana-de-açúcar, produção de etanol, açúcar presente na beterraba.
Lactose: glicose + galactose
Onde é encontrada: açúcar do leite
Maltose: glicose + glicose
Onde é encontrada/utilizada: açúcar de cereais, fabricação de cerveja
Como os monossacarídeos se unem (formando o dissacarídeo)?
Os monossacarídeos se unem através de uma ligação covalente chamada ligação glicosídica. Para que essa ligação aconteça é necessário que primeiro ocorra uma reação de desidratação (síntese por desidratação). Nessa reação, o carbono 1 de um dos monossacarídeos vai perder uma hidroxila (OH) e a hidroxila ligada ao carbono 4 do outro monossacarídeo vai perder o hidrogênio, formando água.
Fórmula dos dissacarídeos: C12H22O11
Glossário:
Síntese: processo de formação
Como desfazer a ligação glicosídica:
Para desfazê-la, você precisa adicionar água. Essa reação é chamada de hidrólise.
Digestão:
A digestão depende do processo de hidrólise para acontecer: a hidrólise é o processo de quebra da molécula de água, que ocorre na digestão, para que possa ocorrer a formação de dois monossacarídeos separados. Por isso que o excesso de ingestão de carboidratos (doces) gera sede, pois cada quebra de dissacarídeo exige o consumo de uma molécula de água pelo organismo.
Polissacarídeos:
Os polissacarídeos (muitos açúcares, ou seja, muitos monossacarídeos), assim como os oligossacarídeos, são formados por monossacarídeos (mais de 20 monossacarídeos) e por essa razão, também são considerados polímeros.
Principais tipos de polissacarídeos:
Os polissacarídeos mais importantes e que devem ser comentados são: amido, glicogênio, celulose, quitina, ácido hialurônico e heparina.
Funções dos polissacarídeos:
...