Trabalho de Bioquimica
Por: Gisele2304 • 29/3/2016 • Seminário • 3.391 Palavras (14 Páginas) • 1.352 Visualizações
[pic 1]
Alunas: Gisele Felipe CPD: 19374
Kenya Alves CPD: 18880
Patrícia Gaia CPD: 20150
Mayara Batista CPD:
Unidade: Asa Sul Curso: Farmácia 3º Semestre- Noturno
ESTUDO DIRIGIDO
ÁGUA
Questão 1. Quais as razões que levam a água a ter papel central para a bioquímica?
Praticamente todas as moléculas biológicas adotam suas formas (e, portanto suas funções) em resposta às propriedades físicas e químicas da água circundante;
O meio para a maioria das reações químicas é a água. Reatantes e produtos de reações metabólicas, nutrientes, assim como produtos de descarte, dependem da água para o transporte dentro e entre as células;
A própria água participa ativamente de muitas reações químicas que dão suporte à vida. Com frequencia, os compostos iônicos da água, os íons H+ e OH-, são os verdadeiros reatantes. A reatividade de muitos grupos funcionais nas moléculas biológicas depende, de fato, das concentrações relativas de H+ e OH- no meio circundante;
A oxidação da água para produzir oxigênio molecular, O2, é uma reação fundamental da fotossíntese, o processo que converte a energia solar em uma forma química utilizável. A utilização dessa energia acaba por levar à redução de O2 novamente a H2O.
Questão 2. O que se entende por pontes de hidrogênio?
É uma interação basicamente eletrostática entre um grupo doador fracamente ácido,
como O---H ou N—H, e um átomo aceptor levemente básico, como O ou N.
Questão 3. Qual a função das pontes de hidrogênio nas moléculas biológicas?
Determina a forma globular das proteínas e da estrutura de dupla hélice do DNA, e as pontes de Hidrogênio também mantêm as moléculas de água unidas.
Questão 4. Qual a diferença entre substâncias polares e apolares
Substâncias Polares: A molécula é considerada polar quando o átomo mais eletronegativo atrai os elétrons da ligação covalente, adquirindo uma carga negativa, enquanto que o átomo do elemento menos eletronegativo fica positivo, criando uma região polar na cadeia. Substâncias Apolares: Se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados, sendo todas as ligações do composto covalentes, a molécula será apolar. Isso acontece em moléculas orgânicas em que há ligações somente entre átomos de carbono e entre átomos de carbono e hidrogênio.
Questão 5. O que se entende por substâncias hidrofílicas e substâncias hidrofóbicas?
Substâncias Hidrofílicas: Possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela.
Substâncias Hidrofóbicas: Possuem aversão à água e são insolúveis em água. As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de água, dessa forma não interagem.
Questão 6. O que leva uma molécula ser considerada anfifílica ou anfipática?
São moléculas biológicas que possuem segmentos polares e apolares, sendo simultaneamente hidrofílicas e hidrofóbicas.
Questão 7. Explique as propriedades da água relacionando-as com suas funções.
A água é um solvente natural em razão da facilidade com que as outras substâncias
se misturam a ela, a água é considerada um solvente pois é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substâncias conhecidas, transporta nutrientes e outros produtos, possibilitando processos biológicos em meio aquoso. -A água como regulador térmico, esta tem a capacidade de absorver e conservar calor, durante o dia a água absorve parte do calor do Sol e o conserva até a noite. Quando o Sol está iluminando o outro lado do planeta, essa água já começa a devolver o calor absorvido ao ambiente. É essa propriedade da água que torna a sudorese um mecanismo importante na manutenção da temperatura corporal; – Maior constante dielétrica do que qualquer líquido comum: possui alta solubilidade de substâncias iônicas e suas ionizações em solução; - Densidade máxima como líquido: circulação vertical restringida nas diversas camadas; - Atua como lubrificante e como meio de transporte de íons e moléculas, principalmente nos processos de transporte intra e extracelulares.
Questão 8. O que é pH e qual a sua importância na saúde e doença?
O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menoro índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será. O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra. O pH do corpo afeta toda a nossa saúde, equilibrar o pH é um passo importante para manter a saúde física, mental e emocional, é vital para a saúde de todo organismo.
Questão 9. Explique o que é pOH e qual a relação com o termo alcalinidade?
O pOH (potencial hidroxiliônico) se refere à concentração dos íons OH- na solução.
AMINOÁCIDOS E PROTÉINAS
Questão 1. Qual a fórmula geral dos aminoácidos? Esquematize identificando seus grupamentos.
Os aminoácidos apresentam uma estrutura geral que consiste num grupo amino, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral R, de dimensão e características variáveis, ligados a um carbono saturado (Cα). Podem ser encontrados 20 diferentes aminoácidos em proteínas.
...