A Determinação Indireta E Classificação Do Consumo Máximo De Oxigênio
Por: nanietocha • 11/6/2023 • Projeto de pesquisa • 752 Palavras (4 Páginas) • 102 Visualizações
BASES FISIÓLOGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
DETERMINAÇÃO INDIRETA E CLASSIFICAÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO
Projeto de Prática apresentado ao centro Universitário Claretiano Para a disciplina ministrada pelo Prof Euripedes Barsanulfo
Francisco Alessandro Mendes
Goiânia – Go
2023
Introdução
O oxigênio ele é um participante do metabolismo aeróbico nas cristas mitocôndriais para o processo de geração de energia aeróbica. Existe uma condição máxima que todo ser humano tem de usar o oxigênio para gerar energia, que seria o Vo2 Consumo Máximo de oxigênio que é a capacidade máxima do indivíduo de captar transportar e metabolizar o oxigênio para produzir ATP. Quando se conhece o nível máximo de oxigênio do aluno de treino, por exemplo, entende-se como está o funcionamento de três importantes órgãos e sistemas, pois quem capta o oxigênio é o sistema respiratório, quem transporta oxigênio é o sistema cardiovascular quem faz a metabolização e a utilização do oxigênio é o sistema muscular.
É possível mensurar, saber numericamente qual é o consumo máximo de oxigênio dos alunos, fazendo um teste aeróbico e a gente consegue quantificar o consumo máximo de oxigênio destes alunos. Neste trabalho vamos ver o teste de Cooper que é uma forma de avaliar a capacidade máxima cardiorrespiratória de uma pessoa através da análise da performance em uma corrida ou caminhada.
Desenvolvimento
A realização do teste de Cooper é muito importante para o educador físico utilizar para determinar a aptidão do sistema cardiorrespiratório do seu aluno e com esse resultado poder prescrever adequadamente a intensidade e o volume do treinamento. Para o desenvolvimento deste trabalho foi feito um teste com aluna do sexo feminino que pratica regularmente atividade física, principalmente musculação, e crossfit, não tem vícios, faz utilização de suplementos. É fundamental um aquecimento de baixa intensidade antes de começar o teste e depois do teste controlar o desaquecimento para garantir que ela vai finalizar o teste com segurança.
Informações básicas do Indivíduo
Gênero Feminino
36anos;1,65 de altura,58 kg
Utilizamos a seguinte fórmula: vo2max(ml.kg-¹.min-¹)=(3000x60x0,2)+3,5
Duração em segundos
percorreu 3mil metros em 12 minutos e 20 segundos 12x60=720 720+20=740segundos
Entao: vo2max(ml.kg-¹.min-¹)=(3000x60x0,2)+3,5
740
vo2max(ml.kg-¹.min-¹)=36000+3,5
740
vo2max(ml.kg-¹.min-¹)=48,64+3,5=52,14
Nesse cardiorrespiratório o individuo tem um consumo máximo de oxigênio de 52,14ml.kg.min.
Tabela
[pic 1]
[pic 2]
Ficha da aluna
Nome: Naiane Brito Data de nascimento 31/05/1987 Idade :36 Rua : Manaus Bairro: Parque Amazonas Numero:16 Cidade: Goiânia-Go Teste de Cooper:. Distancia total percorrida:3000 metros Vo2max(ml.kg.min):52,14 Classificação:Superior
Conclusão
O teste de Cooper é uma opção simples e eficaz para conhecer a limitação do seu aluno e ajuda-lo na sua evolução através da comparação dos resultados periódicos. Quanto maior for VO2, maior será a capacidade de pegar oxigênio disponível no ar e fazê-lo chegar aos músculos de forma eficiente e rápida, o que depende da capacidade respiratória, circulatória e do nível de treinamento da pessoa. O que vai ajudar a aumentar o Vo2 Max é a quantidade de gordura corporal, ou seja, quanto menos gordura corporal, maior o VO2, o fato idade pois quanto mais nova for a pessoa, maior pode ser seu VO2, e o mais importante chama-se Músculos, quanto maior a massa muscular, maior a capacidade de VO2. Essas informações podem ser motivacionais para o aluno continuar firme no propósito, tanto para manter a saúde em dia quanto para melhorar sua performance no seu esporte.
...