A ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
Por: Klebson Silva • 20/9/2021 • Projeto de pesquisa • 688 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
bacharel
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL.
PRATICA.
2021
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
bacharel
Disciplina: ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL. | Tarefa: (portifólio 1). | |
Nome: | RA: | Turma: (..) |
Tutor a Distância: . |
PRATICA.
A professora marilia de carvalho almeida, fez uma explicação sobre a evolução do trabalho e a ergonomia. Ergonomia é uma ciência que visa essencialmente à prevenção primária de acidentes. assim, é necessário saber avaliar as condições que produzem riscos para prevenir os danos antes que esses aconteçam. dessa forma, torna-se essencial a compreensão dos mecanismos fisiológicos da lesão em ambiente ocupacional e o reconhecimento das eventuais fontes de risco para intervir de forma eficiente sobre eles.
Entendo ser importante para o Profissional de Educação Física ampliar seus conhecimentos sobre os fatores condicionantes da saúde, os aspectos históricos, avanços e desafios na saúde do trabalhador e da trabalhadora; a importância da integralidade das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, pautadas na identificação dos determinantes e condicionantes sociais de saúde da população, inclusive os conceitos e experiências com a prática interprofissional colaborativa na atenção à saúde, ampliando a visão sobre a atuação como Profissional da Área da Saúde.
OS DOMÍNIOS DA ERGONOMIA.
Tendo em vista a ampla abordagem e o caráter multidisciplinar da Ergonomia, é função do ergonomista analisar o trabalho de forma global, contemplando os aspectos físicos, cognitivos, sociais e organizacionais relacionados à realização da tarefa. Conforme proposto pela International Ergonomics Association (IEA), definem-se os três domínios da Ergonomia:
1- Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.
2- Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem-computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento.
3- Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sociotécnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre os focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o projeto de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade.
...