A Educação Física
Por: jaquelinerpb • 16/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 672 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
Anatomia Humana
1). Quais seriam as veias superficiais e profundas do membro superior e inferior e qual é a sua importância para as estruturas que foram estes membros?
De acordo com SILVA 2013, Toda a drenagem venosa do membro superior é feita pela veia axilar, que recebe todo o sangue do membro superior.
Ela continua com a veia subclávia que se anastomosa com a veia jugular interna para formar a veia braquiocefálica.
As veias braquiocefálicas direita e esquerda se juntam para formar a veia cava superior, responsável pela drenagem da cabeça e do membro superior. A veia jugular interna recebe a veia jugular externa e as duasjuntasfazem a drenagem da cabeça e do encéfalo. Essas são veias profundas, mas ainda existem as veias superficiais e as veias satélites. No entanto, a drenagem venosa não termina por aqui, ela começa na extremidade do membro inferior por numerosas veias digitais palmares e dorsais que desembocam no arco venoso dorsal, onde se originam as duas principais e mais calibrosas veias superficiais do membro superior, a veia cefálica e a veia basílica.
A veia cefálica origina-se no lado lateral (radial) do arco venoso dorsal da mão e tem um trajeto ascendente na face anterolateral do antebraço, braço e ao nível do ombro penetra na fáscia muscular e termina na veia axilar. A veia basílica origina-se do lado medial (ulnar) do arco venoso dorsal da mão e apresenta um trajeto ascendente na face medial e anterior do antebraço. Na porção média do braço, perfura a fáscia muscular, torna-se profunda e passa a acompanhar as duas veias profundas satélites do braço, as veias braquiais. Próximas da axila, essas três veias, as veias braquiais e a veia basílica, se unem para formar a veia axilar. As veias cefálica e basílica recebem, ao longo de seu trajeto, muitas tributárias e comunicam-se entre si através da veia intermédia do antebraço, local onde são feitas as injeções endovenosas. Profundamente, a drenagem venosa do membro superior é feita pelas veiassatélites,sendo duas veias ulnares, duas veias radiais e duas veias braquiais.
As veias do membro inferior também são divididas em dois grupos: as veias superficiais e as profundas. As veias superficiais não acompanham artérias e estão localizadas na tela subcutânea. A drenagem venosa superficial do membro inferior inicia-se em numerosas veias metatarsais dorsais que se confluem para formar o arco venoso dorsal do pé. Desse arco partem as duas principais veias superficiais do membro inferior, a veia safena magna e a veia safena parva. A veia safena magna origina-se no lado medial do arco venoso dorsal do pé, anterior ao maléolo medial, e tem um trajeto ascendente na face medial da perna e da coxa, onde perfura a fáscia muscular e desemboca na veia femoral. A veia safena parva nasce do lado lateral do arco venoso
...