A Educação Física
Por: isaac schwab • 26/9/2018 • Dissertação • 373 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Componentes: Isaac Schwab, Eduardo Da Silva, Allyson Gustavo, Matheus Andrade, Maria Amanda, Beatriz Silva, Helder Silva, Robert Lucas, Beatriz Silva.
Turma: 2.4206.2M
Trabalho Educação Física: Artigos 5 e 8
Natal-RN
2018
Os artigos 8 e 5 da carta internacional da educação física, da atividade física e do esporte tratam sobre, respectivamente, da indispensabilidade de espaços, instalações e equipamentos adequados e seguros para a prática da educação física, da atividade física e do esporte de qualidade e do dever que as partes interessadas têm de assegurar que suas atividades sejam sustentáveis, econômica, social e ambientalmente.
A estrutura desportiva no Brasil ainda se encontra de forma precária quando comparada à de países considerados desenvolvidos. O principal problema apontado é a falta de investimentos por parte do governo, em 2016, apenas 27% dos 5.570 municípios brasileiros tinham escolas com algum tipo de estrutura que proporciona a capacidade da prática de esportes.
Porém, existem situações onde uma Brasil dá sim uma boa estrutura para seus atletas, como por exemplo a delegação de atletas brasileiros dos jogos olímpicos de inverno, que é pequena, pelo fato do nosso país ser bastante tropical, mas que supera essa dificuldade com vários treinamentos criativos que a ajuda a ter treinos satisfatórios até mesmo no sol quente.
Quanto a sustentabilidade do esporte, normalmente apenas se pensa nela durante a realização de eventos esportivos, pois existe a possibilidade de uma construção sustentável, do estímulo ao uso do meio de transporte publico, a participação da comunidade local no evento e etc, mas a sustentabilidade no esporte tem muito mais formas do que essas, se tratando de clubes e confederações, essas instituições podem tomar atitudes como: análise de maturidade, adequação dos processos, mapeamento e gestão de stakeholders, treinamento, change management, etc. Porém, ao olhar para a situação dos clubes brasileiros, principalmente de futebol, vê-se que com dívidas milionárias e problemas de gestão e política é difícil investir em sustentabilidade, sendo essa uma das principais razões que os clubes europeus ainda estão muito em nossa frente neste aspecto.
Fontes
http://www.sustentabilidadecorporativa.com/2010/12/sustentabilidade-como-um-de-modelo-de.html
https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/seis-em-dez-escolas-publicas-do-brasil-nao-tem-quadras-para-atividade-fisica-19871349
http://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,nos-tropicos-brasileiros-treinam-para-a-olimpiada-de-inverno,70002177903
http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,estrutura-esportiva-em-escolas-e-deficitaria-mostra-pesquisa-do-ibge,70001810580
...