A Educação Física
Por: Isaías Sousa • 2/6/2019 • Abstract • 326 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Educação Física é um componente curricular obrigatório da educação básica, mas historicamente sempre foi desvalorizada e vista muitas vezes como disciplina complementar. Ao longo do tempo ela passou por mudanças que a atribuísse maior significado e importância, levando-a a transcender visões reducionistas que sempre a colocou em condição inferior às outras disciplinas.
De acordo com Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), sancionada em 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação no Brasil, faz-se saber que a Educação Física está integrada à proposta pedagógica da escola, sendo componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar.
O conhecimento e o reconhecimento da Educação Física como disciplina de suma importância no ensino fundamental I, que desenvolve habilidades motoras e cognitivas, que amplia as possibilidades de aprendizagem, abordando dimensões como a experimentação, fruição, análise, compreensão, construção de valores, uso e apropriação, reflexão sobre a ação e protagonismo comunitário, constituída de linguagem corporal, propicia aos alunos uma formação crítica, criativa e participativa além dos limites da escola.
Ressalta-se que no contexto atual do ensino, a Educação Física ainda depara-se com a falta de incentivo, valorização, apoio e compreensão da sua importância, principalmente nos anos iniciais da educação básica. Sendo assim, busca-se com essa pesquisa responder o seguinte questionamento: Por que a Educação Física não é trabalhada eficientemente nos anos iniciais da educação básica?
Considerando que a Educação Física pode auxiliar no desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos dos anos iniciais, levando-os a partir de sua linguagem corporal, progredirem na aprendizagem e se tornarem-se cidadãos críticos, justifica-se o tema.
...