A Ergonomia e Ginástica Laboral
Por: vanessamgomes • 13/9/2018 • Trabalho acadêmico • 988 Palavras (4 Páginas) • 585 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
Ergonomia e Ginástica Laboral
VANESSA MONIQUELLI GOMES
R.A.: 8059567
SANTA CRUZ DO SUL/RS – 2018
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
PORTFÓLIO SOBRE
Ergonomia e Ginástica Laboral |
Atividade sobre: Ergonomia e Ginástica Laboral, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Ergonomia e Ginástica Laboral
Aluno (a): VANESSA MONIQUELLI GOMES
R.A.: 8059567
Professor (a) /Tutor (a) a Distância:
Carmen Aparecida Malagutti de Barros
SANTA CRUZ DO SUL/RS – 2018
Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria
atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.
- Ergonomia Física: É os cuidados que devemos ter com nosso corpo quando exercemos nosso trabalho, a saúde do trabalhador é fundamental para o bom rendimento.
Exemplo: Trabalho em um escritório, procuro manter minha postura ergonomicamente correta, como passo muitas horas sentada, esse cuidado é muito importante. O posicionamento dos materiais que mais utilizo, procuro deixa-los em fácil alcance, tela ao nível dos olhos, cotovelos apoiados, pés em um descanso, parte lombar da costas apoiadas e assim por diante, a disciplina me incentivou a repassar esses cuidados aos meus colegas, anexando 3 folhas do material no mural do setor.
- Ergonomia Cognitiva: São os aspectos intelectuais ligados ao trabalho, como estresse mental devido a carga de trabalho, tomada de decisões, pressão psicológica.
Exemplo: Rotinas extenuantes geram estresse no ser humano, consequencia disso é a falta de memória, baixo ritmo de trabalho. Uma pessoa que trabalha etiquetando caixas de produtos em um supermercado pode fazer a troca das etiquetas, sem perceber.
- Ergonomia Organizacional: É a cultura organizacional, forma de comunicação, gestão de qualidade, modo temporal do trabalho, trabalho coopeativo.
Geralmente é implantada devido a insatisfação dos funcionários, sendo necessário medidas motivacionais, trabalho em equipe, valorização do profissional.
Exemplo: Criação de um plano de carrereira.
2- Foi um movimento da administração científica elaborado pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor com objetivo de alcançar o máximo de produção e rendimento com o mínimo de tempo e de esforço.
Seus princípios:
Encontrar uma melhor maneira: Conhecer as leis para executar o trabalho.
Pessoas certas para as tarefas: Devido a diversidade das pessoas, era necessário selecionar cada pessoa para cada tipo de atividade, como por exemplo uma pessoa de baixa estatura para pendurar peças em um gancho alto,essa terá muita dificuldade e renderá pouco, em comparação com um individuo com estatura normal.
Sistema de incentivos salariais: Lei da recompensa, quanto maior a produção e cumprimento de metas, mais se ganhava, porém que não chegasse a esse nível era penalizado.
Supervisão, recompensa e punição: Era a melhor forma de monitorar se o trabalho estava sendo bem executado.
3) Interdisciplinaridade:.
É importante analisar a situação real de trabalho sobre cada perspectiva, conhecer as diferentes capacidades, limitações de cada um dos índividuos, afim de adequar a atividade de trabalho para o trabalhador.
O envolvimento de profissionais de diversas áreas como, fisiologia, psicologia, medicina, desing, engenharia,entre outros contrubui para o desenvolvimento da qualidade ergonômica no ambiente operacional, tanto para a empresa quanto para o funcionário.
...