A Importância da Dança do Ventre para Saúde
Por: heyjudy • 5/9/2018 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SUMÁRIO
- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1
- OBJETIVOS 2
- METODOLOGIA 2
REFERÊNCIAS 3
- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A importância da Dança do Ventre para saúde.
A dança é uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade, na pré-história dançava se pela vida, pela sobrevivência, com a evolução humana a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e usados em rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista de um corpo perfeito. A dança do Ventre não tem um lugar correto de onde tenha iniciado, o mais aceito é que seja no Egito onde as mulheres dançavam em rituais oferecidos a deusas da fertilidade, onde as batidas dos quadris fortaleciam a pelve para facilitar o parto. Quando os Árabes invadiram o Egito eles se apropriaram da Dança e a disseminaram pelo mundo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A pratica da dança do Ventre como atividade física aeróbica entre meninas e mulheres ganhou muito espaço desde que estudos provaram a eficácia da dança em mulheres acometidas de câncer, depressão, stress, baixo autoestima, com necessidades de fortalecimento dos tecidos corporais principalmente os da pelve e para fins de manutenção de um corpo saudável trazendo consigo vários benefícios que abrangem aspectos físicos e emocionais em suas praticantes.
Para Betioli (2010 apud, Colombo e Matiello 2014) a dança do ventre tem benefícios emocionais, atua na transformação da mulher, que se sente mais leve, feminina, confiante e segura, alem disso, a dança ajuda a mulher a se expressar melhor liberando seus temores, pois trabalha o desbloqueio dos sentimentos reprimidos.
A Dança faz com que a mulher descubra sua sensualidade, suas formas femininas e se reconheça com mulher. No estudo de Menéndez (2007 apud, Colombo e Matiello 2014) as mulheres relataram que a dança do ventre permitiu que elas tivessem um contato intimo com o corpo, descobrindo sensações que antes eram despercebidas. Houve uma melhora da imagem corporal depois da conscientização do corpo.
Vale salientar que a dança contribui com a melhora da respiração, onde a dança exige que se tenha controle da mesma para a execução correta dos movimentos, melhora da mobilidade, flexibilidade e consciência corporal.
OBJETIVOS
- Desenvolver a consciência corporal;
- Melhora da autoestima descobrindo o próprio corpo;
- Evidenciar a melhora da postura, mobilidade e flexibilidade;
- Desenvolver a autoconfiança, e se redescobrir mulher;
METODOLOGIA
Para elaboração deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica com consulta a livro, artigos na internet e observações das aulas de dança do ventre para mulheres e meninas. Os fatos relevantes resultantes desta pesquisa foram agrupados consistentemente, o que propiciou a análise, a discussão e a obtenção dos resultados.
As atividades se deram no prédio da Pastoral da saúde em Alto Alegre dos Parecis – RO. A observação e regência do estagio ocorrerão no período de quatorze dias, sendo duas horas/dia. Neste período foi oportunizado acompanhar a professora em todas as suas atividades, podendo conhecer a metodologia utilizada durante a montagem do seu plano de aula, o cuidado com a saúde dos alunos (anamnese) antes, durante e depois das atividades e o desenvolvimento das aulas conforme eram realizadas permitia aprender demonstrando cuidadosamente como cada atividade deveria ser realizada, controlando o tempo de execução das mesmas e não interferindo na individualidade de cada mulher ou menina. Assim foi possível auxiliar em todos os momentos das aulas. Em entrevista foi possível observar a paixão da professora pelo ensino da Dança, pois a mesma relata o prazer que sente em ver suas alunas desenvolvendo o aprendizado e suas capacidades motoras, cardiorrespiratórias, afetivas, emocionais e sociais.
...