A Nutrição
Por: Gustavo Avosani • 2/4/2019 • Trabalho acadêmico • 565 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento
alimentar citada por Gedrich (2003)
O homem, pode se alimentar de tudo o que é comível, mas por todavia existem alguns fatores que determinam o que o homem (comedor) irá se alimentar, podemos citar as necessidades biológicas, ambiente social e cultural em qual o indivíduo está inserido, assim como questões alimentares como sabor, aparência, textura dos alimentos. Sendo assim Gedrich, dividiu o comportamento alimentar em cinco determinantes:
Biológico: são as necessidades energéticas e nutricionais, para garantir o funcionamento do corpo, podendo ser influenciado pelo sexo, período da vida, sensibilidade sensorial e palatabilidade.
Sócio-cultural: é o ambiente em que o homem está inserido, fazendo a distinçãp ou aceitação de um ou mais grupos sociais.
Antropológico: escolha alimentar individual, é oque o indicíduo deseja consumir, relacionado à valores, confiança, crença ou expectativas.
Ecnonômico: extremamente ligado ao poder de compra do comedor, também relacionado a oferta/disponibilidade do alimentos e a fatores demográficos.
Psicológico: refere-se às condições gereais ou específicas de humor, bem como a certos perfis que influênciam o indivíduo na escolha do alimento.
O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?
Relacionado se os alimentos são atrativos ou repulsivos, chamam ou não a atenção do indivíduo. Em determinados locais e culturas onde existem comidas “exóticas” muitos indíviduos em sua maioria turistas nem seques desejam experimentar o alimento, sem mesmo considerar o sabor.
Fale sobre os métodos de avaliação da escolha alimentar.
Segundo Grunert, a escolha alimentar do consumidor é direcionada pela sua expectativa, ou seja, pelo valor dado ao alimento ou, por outro lado, pelo grau de liberdade dado ao indivíduo para realizar essas escolhas, conferindo a possibilidade de diferentes estilos de vida, relatados no contexto alimentar.
Descrito por Stepoe, et al., o Food Choice Questionary – FCQ, baseado na literatura, sugere a avaliação da percepção individual em um contexto multidimensional. Dentro deste instrumento temos fatores como a saúde, conveniência de aquisição e preparação, aspectos sensoriais, preço, conteúdo natural, humor, familiaridade, preocupação ética e controle de peso.
Para Poulain, é necessário se basear na avaliação das práticas alimentares declaradas, e compara-las às práticas alimentres observadas. Podendo nesta abordagem identificar como é o comportamento do homem se comporta em frente aos alimentos e análisar com o que foi declarado.
Connors, et al., em seu estudo foi relatado cinco principais valores relativo aos alimentos, são ele: saúde, saber, custa, relação tempo/conveniência e organização dos relacionamentos. Chegou a permitir estratétgias de escolha alimentar dependente de diferentes situações dos indivíduos.
Falk, et al., já comenta que os indíviduos escolem seus alimentos em relação a saúde, porém para cada indíviduo o conceito de saúde construido e organizadosão diferentes, assimo como seus comportamentos alimentares.
Referências bibliográficas
Connors M, Bisogni CA, Sobal J, Devine CM. Managing values in personal food systems. Appetite. 2001; 36(3):189-200
Falk LW, Bisogni CA, Sobal J. Food choice process in older adults: a qualitative investigation. J Nutr Educ. 1996; 28(5):257-65
Grunert KG. Towards a concept of food-related life style. Appetite. 1993; 21(2):151-5
...