As Abordagens Pedagógicas
Por: ANA LUIZA ARAUJO DE MELO SILVA • 30/3/2022 • Seminário • 889 Palavras (4 Páginas) • 88 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF
ANA LUIZA ARAÚJO DE MELO
Campina Grande,
06 de Maio de 2019
Na trajetória da educação brasileira temos como referência de ensino as tendências pedagógicas que se dividem em dois grupos da pedagogia liberal e o da pedagogia progressista. No primeiro grupo encontramos a palavra "liberal", mas ela não tem um sentido democrático, esta educação luta pela conservação da sociedade como está, diferente da pedagogia progressista que busca a transformação da sociedade.
A pedagogia liberal foi subdividida em quatro que são elas:
*A pedagogia tradicional que tem como protagonista professor, onde se mostra autoritário e suas aulas são unicamente expositivas, onde o foco é o conhecimento intelectual e moral. Usa o método da repetição e memorização mecânica, portanto seus alunos são alunos passivos. Os críticos nomearam esse método de conteúdo enciclopédico, hoje não faz nenhuma relação com a realidade ou o cotidiano do aluno. o aluno é uma espécie de folha em branco que vai sendo preenchida pelos conhecimentos que o professor transmite, os quais ele tem a obrigação de reproduzi-los, e são sempre testados em exames para verificar sua capacidade de memorização.
Tendência é essa que se mantém nas escolas até os dias atuais, em meu período escolar a metodologia utilizada para o ensino era quase que integralmente tradicional.
*Após a pedagogia tradicional surgiu a Pedagogia Progressivista e está relacionada a uma escola dentro de uma sociedade em mudança, em que o foco está em aprender a aprender, nesse caso o professor passa a ser um auxiliar, ele vai criar condições para que o aluno se autodesenvolva, para que o aluno tem uma autoaprendizagem.
Em meio à pesquisas, projetos, seminários, por isso diferente da tradicional o centro é o aluno e não o professor. Nessa pedagogia o trabalho em grupo é supervalorizado por que o aluno aprende a ser solidário e participativo, logo será um aluno ativo. Durante meu período escolar vivi um pouco dessa metodologia, pouco dos professores faziam desta uma ferramenta para se trabalhar, mas, hoje vejo quanto foi proveitoso para meu estudo formação mesmo tendo a metodologia tradicional bem mais atuante, mas o pouco que vivenciei a progressivista abriu portas a motivação.
*A pedagogia renovada não diretiva, aí fazia aqui na formação de atividades através do relacionamento interpessoal professor/aluno em um clima agradável no qual o professor é um facilitador, ele deve ser um especialista em relações humanas, sendo confiável e receptível criando assim um clima de autoaprendizagem, onde os alunos buscam a autorrealização e também uma aprendizagem mais significativa, nessa pedagogia o aluno ainda o centro do processo educacional, e o mais importante não são os livros, as matérias, mas sim a realização pessoal, sentir-se bem consigo mesmo e com o semelhante.
*A pedagogia tecnicista surge com a função de preparar recursos humanos para mão de obra das indústrias, por isso tem como missão a eficiência e a produtividade, aqui o professor não é o centro e muito menos o aluno, mas sim as técnicas, por isso o professor passa a ser um administrador dessas técnicas por isso que podem ser a instrução programada o micro ensina a tecnologia, portanto os alunos são preparados para serem produtivos, a instrução programada é uma forma de ensino autodidata,
É baseada no princípio de perguntas e respostas, onde a resposta precisa ser exata e na mesma hora com ferida, a pedagogia ensina a fazer, por isso professor faz uso de um planejamento, estabelecendo os seus objetivos das técnicas e métodos que são utilizados, bem como a forma de avaliação desses alunos para que eles desenvolvam habilidades e possam atuar.
...