Coordenação e aprendizagem motora
Por: dannyiseri • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 890 Palavras (4 Páginas) • 373 Visualizações
Daniela Ferreira Silva Iseri RA: 1134425
Educação Física Bacharelado
PORTFÓLIO 4ª SEMANA
“Tutor Presencial: Prof. Alex Fabrício Borges”.
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS
2014
Atividade no Portfólio
O estudo de desenvolvimento humano nos permite conhecer o ser vivo e sua evolução em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta, no seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos e dessa forma estabelecer princípios para fundamentar a ação pedagógica.
PLANO DE AULA
- Faixa etária e Público Alvo: 10 crianças da rede pública de ensino na faixa etária entre 7 a 8 anos, de ambos os sexos.
- Duração da aula: 1 hora compreendido em: (20 minutos para a parte teórica e 40 minutos para a prática).
3- Objetivos da aula: trabalhar aspectos da aprendizagem motora através da expressão corporal (Reconhecer o próprio corpo e seus movimentos por meio da identificação e reflexão sobre suas semelhanças e diferenças em relação aos colegas.) trabalho da coordenação motora e habilidades.
- Materiais Utilizados: papel, giz de cera, cordas individuais (1,5 metro), cordas coletivas (6 metros) e rádio CD Player para a execução de música.
5- Introdução: Inicialmente como professor reuniria meus alunos em roda dando início a aula explicando-lhes sobre a matéria Desenvolvimento e Crescimento através de uma linguagem que fosse do entendimento para a faixa etária, explicaria sobre as características físicas de cada pessoa dando-lhes uma noção sobre raça, gênero e sexualidade, bem como particularidades nas características de cada indivíduo como: cor, peso e altura. Realizada uma breve explanação teórica sobre o assunto, na sequência, mobilizaria as crianças a se desenharem em folhas de papel (cartazes), com giz de cera e também desenharem seus amigos. Como Educador quero com a proposta avaliar a desenvoltura dos alunos acerca do assunto proposto, analisando como é a percepção de cada aluno sobre si mesmo, o conhecimento do seu corpo e suas dimensões, bem como a construção da identidade pessoal e coletiva. Na segunda parte da aula a proposta da prática é avaliar a coordenação e as habilidades motoras, onde quero ressaltar que a coordenação e a habilidade motora dependem do desenvolvimento, ou seja: as capacidades coordenativas se exploradas e trabalhadas convenientemente permitem processar informação de forma mais complexa e especializada melhorando o repertório motor. Dessa forma as crianças são organizadas em 5 grupos de 2 alunos onde são distribuídas cordas individuais para cada aluno e eles são orientados a pular corda num ritmo lento e a contar quantas repetições conseguem realizar em sequência sem errar. Depois são orientadas a pular com apenas um dos pés, bem como testar a capacidade de pular de forma alternada (trocando as passadas). O primeiro passo da atividade é que as crianças possam observar que cada um possui um ritmo, uma capacidade motora e que a resposta do trabalho imposto depende não somente das características hábeis de cada um, mas também da especificidade do trabalho que se está realizando, porém a resposta motora pode ser melhorada visto que desenvolvimento depende de outros fatores. A segunda parte da atividade é incluir uma melhora na coordenação através de movimentos complexos.
...