Crescimento e Aprendizagem Motora
Por: RAIMUNDO NONATO PEREIRA SALES • 2/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 518 Visualizações
Portifólio1
Raimundo Nonato Pereira Sales
Bragança Paulista
2015
Portifólio1
Trabalho apresentado a Disciplina de Crescimento e Aprendizagem Motora, Docente Especialista Alexandre Marcucci Miotto, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.
Bragança Paulista
2015
Introdução:
Descrição da atividade:
Faça uma releitura do Item 9 da Unidade 1 do CRC Crescimento e Desenvolvimento, atentando-se para a influência do desenvolvimento motor no comportamento humano, e construa um plano de aula. Escolha uma faixa etária e elabore um plano em que constem atividades que trabalham com algumas habilidades motoras. Ele deve conter:
1) Faixa etária e público-alvo.
2) Duração da aula.
3) Objetivo da aula.
4) Materiais utilizados.
5) Conteúdo.
*aquecimento.
*parte principal.
*parte final.
6) Considerações finais.
Resposta:
Dentro do universo fascinante da Ginástica de Academia temos muitas modalidades, uma em especial, a Ginástica Localizada. Escolhi essa aula para demonstrar em aplicações simples como o desenvolvimento motor influencia e esta presente no comportamento humano.
Veremos um plano de aula de Ginástica Localizada por partes:
- FAIXA ETÁRIA E PÚBLICO ALVO:
Adolescentes, a partir dos 15 anos, adultos entre os 20 e 40 anos, pessoas de meia idade entre os 41 aos 55 anos, lembrando que pessoas acima dos 55 anos poderão fazer a aula mediante uma previa avaliação de um Educador Físico e/ou médico.
O publico alvo para esta modalidade são todos os indivíduos (homens e/ou mulheres) que procuram uma aula divertida e ao mesmo tempo funcional, que trabalhe varias partes do corpo em um curto espaço de tempo.
- DURAÇÃO DA AULA:
Uma aula de Ginástica Localizada pode durar entre 45 e 60 minutos; dependendo da intensidade e também do condicionamento dos alunos presentes, sendo estes minutos divididos em:
10 minutos para o aquecimento;
30 a 40 minutos para a parte principal e,
5 a 10 minutos para a parte final ou relaxamento.
3 OBJETIVOS DA AULA:
A Ginástica Localizada tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades físicas motoras (força, resistência e flexibilidade, agilidade, equilíbrio e coordenação motora) e a compreensão e aprimoramento das habilidades motoras (denominadas de habilidades de estabilidade, de locomoção e de manipulação), através de exercícios com uma variedade de movimentos simples, muitas vezes rítmicos, usando o peso do próprio corpo e ou com o auxilio de equipamentos, e também o bem estar e a autoestima de seus participantes.
4) MATERIAIS UTILIZADOS:
[pic 2]Halteres
[pic 3]Barras com anilhas
[pic 4]Caneleiras
[pic 5]Elásticos
[pic 6]Steps
[pic 7]Barras fixas e paralelas
[pic 8]Colchonetes
5) CONTEÚDO:
Uma aula de Ginástica Localizada é composta por:
Aquecimento:
Têm duração de Aproximadamente 10 minutos. É composto por exercícios de pré-aquecimento musculares de baixa intensidade, como corridas leves de um lado para o outro da sala e, pequenos saltos, como os polichinelos e também alongamentos. Nesta fase há o ensino e aprimoramento das habilidades motoras de locomoção (grupo de habilidades no qual os executantes transladam o corpo através do espaço de um lugar ao outro) com as corridas leves, e as de estabilidade (movimentos corporais relacionados ao domínio do corpo e ao equilíbrio) com os polichinelos e os alongamentos.
Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca amplitude, visando uma adaptação músculo articular e orgânica, preparando-se para elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular. Deve ser direcionado aos grupamentos de maior exigência durante a sessão de treinamento. O aumento metabólico deve ser lento e gradual.
Parte principal:
É a parte mais importante da aula, onde serão trabalhados os grandes grupos musculares. Têm duração de aproximadamente entre 30 e 40 minutos e caracteriza-se pela alta intensidade e aumento significativo dos parâmetros fisiológicos. Utiliza implementos como halteres, com exercícios como a rosca bíceps, por exemplo, há ênfase na habilidade de manipulação fina (refere-se às atividades de segurar objetos, que enfatizam a precisão e a exatidão do movimento), caneleiras, que com exercícios como o avanço, aprimora-se a habilidade motora de estabilidade, pois há a necessidade do equilíbrio para o domínio do movimento do exercício, e barras, usadas para exercícios como o agachamento, onde também há o aprimoramento da habilidade motora de estabilidade, pois precisa se do domínio do corpo para a execução correta do movimento, para exercitar os grandes grupos musculares, tais como Membros inferiores, Membros superiores e Tórax.
...