Desenvolvimento humano
Por: Rapha-branco • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
- O objeto de estudo da psicologia do desenvolvimento.
A psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo a descrição e a explicação de mudanças nos comportamentos e nos processos mentais, ao longo do tempo e através dos ciclos vitais. Essas mudanças ocorrem não apenas na nossa forma de pensar, mas também na organização social e familiar. Devido a uma constante interação entre estas partes, podemos afirmar que o nosso desenvolvimento é, não só receptor dos efeitos do desenvolvimento do meio, mas também influi nele.
- O conceito de desenvolvimento humano.
O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.
- A importância de estudar o desenvolvimento humano.
Estudar o desenvolvimento humano significa ter o conhecimento das características comuns de cada faixa etária, conhecendo as individuações e tornando o indivíduo apto para observar e interpretar o comportamento humano.
- Os fatores que interferem no desenvolvimento humano.
- O objetivo da psicologia do desenvolvimento é colocar como objeto de estudo o ser humano na sua permanente evolução.
- Utilidade: ajudar a criança a desenvolver-se normalmente, tornando-se uma adulto feliz, capaz de agir com autonomia e independência, atenuando os conflitos e reduzindo as frustrações.
A psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo a descrição e a explicação de mudanças nos comportamentos e nos processos mentais, ao longo do tempo e através dos ciclos vitais. Essas mudanças ocorrem não apenas na nossa forma de pensar, mas também na organização social e familiar. Devido a uma constante interação entre estas partes, podemos afirmar que o nosso desenvolvimento é, não só receptor dos efeitos do desenvolvimento do meio, mas também influi nele.- As principais áreas do desenvolvimento que são estudadas na psicologia do desenvolvimento são:
- – cognitivo: mudanças nos processos de pensamento, memória e capacidades para a linguagem, etc. Se compreendermos como o desenvolvimento cognitivo se processa, pode-se evitar duas questões: ensinar a criança antes que ela esteja pronta para aprender e perder uma oportunidade preciosa por ensiná-la muito tempo após o momento adequado.
- – motor ou físico: mudanças na altura e peso, aquisição de habilidades motoras, etc.
- – perceptivo: mudanças na visão e na audição, etc.
- – linguagem
- – moral
- – psicossexual
- – comportameto social e personalidade alterações no autoconceito, identidade de gênero e relacionamentos interpessoais, etc.
- – emocional
...