Educação física peteca
Por: Fernanda Azevedo • 5/10/2016 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 913 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO
Ano Letivo 2013/2014
Licenciatura em Educação Física e Desporto Escolar
[pic 3]
Desporto Escolar II
Projeto: Inclusão da Peteca nas Escolas
Docente: Jorge Campaniço
Discentes:
Ângela Vieira
Fábio Mendes
Fernanda Azevedo
Luiz Fernando Vasconcelos
Willian Brandão
Vila Real 2014
Peteca
Introdução;
Não se sabe exatamente quando a peteca surgiu, mas sabe-se que desde antes do descobrimento do Brasil já era pratica pelos índios brasileiros; sendo inventada no Brasil. Naquela época era utilizado pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno e também como um instrumento de recreação. Além do mais, permite que várias faixas etárias possam jogar, assim, sem restrições de tipos físicos para sua pratica. Contudo, a peteca permite uma interação com outra cultura, no caso a brasileira, e uma fácil interação social com os demais.
Finalidade
Acreditamos ser importante a introdução e o aprendizado de uma modalidade que não faz parte da realidade cultural de crianças e jovens portugueses. Além do desenvolvimento de uma nova modalidade, o enriquecimento em relação ao repertório motor que este desporto proporciona vem a engrandecer e a acrescentar positivamente no quesito físico e cognitivo dos alunos.
Contexto-público alvo:
Como alunos da Licenciatura de Educação Física e Desporto Escolar, no âmbito da Unidade Curricular de Desporto Escolar II do 3º ano 2º semestre, integrado no Departamento de ciências do desporto exercício e saúde, têm como objetivo promover o nosso projeto aos alunos do 7º ano de escolaridade da Escola secundária - 3 Camilo Castelo Branco em contato na primeira pessoa com a direção da instituição.
Objetivos
O grupo escolheu a modalidade desportiva da Peteca com o intuito de integração e formação no desenvolvimento dos alunos, entre outros objetivos:
- Instruir os alunos da Escola 2°- 3° Camilo Castelo Branco de Vila Real na modalidade da Peteca nos seus fundamentos e conceitos;
- Exercer atividades práticas com seus alunos da Peteca desenvolvendo seus movimentos técnico-tácticos;
- Contextualizar sua base de regras ao modo do jogo;
- Promover o gosto pela modalidade e geri-la numa oficina fazendo sua prática independente para cada aluno;
- Promover a relação afetiva dos alunos e interpessoal para com o professor.
Plano de ação
A finalidade deste projeto é inserir a modalidade Peteca nas aulas de Educação Física escolar, mais especificamente alunos do 7º ano da escola escolhida, obedecendo as seguintes fases: Num primeiro momento, organizar uma oficina onde os alunos aprenderão a confeccionar as suas próprias petecas de uma maneira pedagógica e, também, de uma breve contextualização histórica da modalidade Peteca; Após esta primeira fase seguimos com a parte prática da Peteca, demonstrando e instruindo os alunos sobre os movimentos permitidos na partida bem como as regras de jogo da modalidade; Realizar um torneio simples enfatizando a competição em forma de convívio e cooperação, onde os alunos além de jogarem ainda participarão no processo de arbitragem do mesmo. A forma de pontuação e as regras do torneio foram adaptadas e podem ser conhecidas no (...)
...