Funções do Aparelho Músculo-Esqueletico Para a Prática de Exercício Físico
Por: Gabimota7 • 23/10/2016 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA
Disciplina: Anatomia do Aparelho Neuro Motor.
Professora: Camila Tavares da Silva
"Funções do Aparelho Músculo-esqueletico para a Prática de Exercício Físico"
Aluno: Gabriela Araujo Goes da Mota
RA: 1194946
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
03/10/2016
INTRODUÇÃO
Durante a disciplina Anatomia do Aparelho Neuro Motor podemos observar a importância de se estudar o corpo humano anatomicamente para aprender e entender o funcionamento dessa ‘máquina’ poderosa. Através do conjunto dos ossos, músculos e articulações o movimento é possível. Assim estudando e nos aprofundando nessa ciência podemos aperfeiçoar o movimento e utilizá-lo a nosso favor. Potencializando a musculatura essencial para a prática de uma atividade ou esporte específico.
Neste trabalho iremos destacar sobre a composição do membro superior e comentar sua atuação na Natação.
DESENVOLVIMENTO
O membro superior, é composto pelos ossos: Úmero, Ulna e Rádio. Fazem parte dos membros superiores, três grandes articulações, são elas: ombro, cotovelo e punho.
O cotovelo divide o membro superior em duas partes, o braço composto pelo úmero, e o antebraço composto pelo rádio e ulna, que juntamente com a musculatura realizam flexão e extensão do cotovelo.
O ombro tem o papel de unir os membros superiores com o tronco e juntamente com a musculatura envolvida realizar movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, e rotação lateral e rotação medial. Os ossos que unidos formam o ombro são: Clavícula, Escápula e Úmero.
A musculatura envolvida nos membros superiores são responsáveis por todo movimento realizado. Assim o conhecimento das mesmas e o fortalecimento para evitar possíveis lesões e aprimorar o movimento é de extrema importância. A prática do esporte se torna muito mais eficiente quando tem uma musculatura treinada e forte para realizar movimentos específicos.
No antebraço encontramos os músculos: Pronador redondo, Palmar longo, Flexor radial do carpo, Flexor ulnar do carpo, Ancôneo Extensor ulnar do carpo, Braquiorradial, Extensor radial longo do carpo, Extensor radial curto do carpo e Extensor dos dedos.
Já no braço a musculatura encontrada é: Tríceps braquial, Bíceps braquial, Braquial e Braquiorradial.
Nos ombros uma grande quantidade de músculos fazem o papel dar movimento e força para os membros superiores, são eles: Trapézio, Romboide menor, Romboide maior, Subscapular, Supraespinal, Infraespinal, Redondo menor, Redondo maior e Deltoide.
Para a prática da modalidade esportiva natação os membros superiores são muito requisitados em todas as quatro modalidades dos nados. O nado Crawl, o nado Costas, o Peito e Borboleta utilizam os braços como uma alavanca propulsora. Ao entrar na água a musculatura específica é requisitada para dar inicio ao deslocamento. Neste trabalho iremos falar apenas da modalidade Crawl, pois é um nado bastante comum, e que é recomendado para os diferentes tipos de águas, como piscina, mar, rio entre outros.
...