Inicio da educação fisica no Brasil
Por: santos3096 • 20/9/2015 • Resenha • 441 Palavras (2 Páginas) • 7.658 Visualizações
Educação física no Brasil
A educação física no brasil se deu início no período colonial (1500), índios dançaram, saltaram e foi considerado a primeira aula de ginastica no Brasil. A cultura também estava ligada à educação física, a caça, pesca, nado e outros, guerreiras para defender suas terras, religiosas danças de agradecimentos aos deuses. Os escravos aparecem neste período com a capoeira, praticada por eles nas senzalas, e sim, esses foram os primeiros fatos de educação física no Brasil.
Brasil império surgiu os primeiros tratados sobre educação física no Brasil, um deles foi elaborado por Joaquim Antônio Serpa, “tratado de educação física e moral dos meninos” que dizia a educação do corpo e a cultura do espirito, dividida em duas categorias 1- exercitam o corpo 2- exercitam a memória. O início da educação física escolar no Brasil, que foi chamada de Ginastica ocorreu com a reforma de Couto Ferraz, mas só com Rui Barbosa ao lançar a reforma do ensino primário, secundário e superior, mostra a importância da ginastica na formação do brasileiro. Rui Barbosa mostra como outros países mais adiantados estão usando a educação física, e que a ginastica é indispensável para a formação da juventude. A implementação da ginastica nas escolas ocorreu somente em pequena parte Rio de janeiro, na capital da república e em escolas militares.
A partir da Brasil república, surgiu reformas educacionais e a ginastica começou a entrar nas escolas. Surgiram também as escolas próprias de educação física com o objetivo de formação de militares. Houve a criação do ministério da Educação e Saúde, criaram leis para que a ginastica tornasse obrigatória no ensino secundário e é nesta fase que começa a ganhar os olhares para os objetivos do governo. Surgiram a educação física higienista e militarista, com origem francesa, sueca e alemã. O objetivo era a moral, e preparação para o combate, existia também a criação de um indivíduo obediente, submisso e acrítico.
Educação física no Brasil atual está bem mais ampla, temos o curso de Educação física, é obrigatório no Ensino fundamental e médio, estamos ganhando cada vez mais olhares da sociedade, aonde estão vendo a importância da educação física para uma vida saudável, não temos o reconhecimento que deveríamos ter, enquanto o médico vai ser o cara rico, o profissional de educação física irá passar fome, mesmo sabendo que é essencial para evitar doença e ter uma melhor qualidade de vida, não somos reconhecidos, mas obvio que o profissional não faz jus ao cargo, quantos professores chegam no colégio e só “rola a bola”, e só isso, são vários nesta situação, isso precisa ser mudado para que sejamos reconhecidos como essenciais para uma boa saúde.
Bibliografia
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1199104
https://www.youtube.com/watch?v=rtlfUv2Tb7o
http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php
http://aulasdaerica.blogspot.com.br/2011/02/historia-da-educacao-fisica-no-brasil.html
http://www.efdeportes.com/efd169/educacao-fisica-no-brasil-da-origem.htm
...