Jogos e Brincadeiras na Educação Física Escolar
Por: Gustavo Silva . S • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
GUSTAVO DA SILVA E SOUZA
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
BRASÍLIA
2017
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
GUSTAVO DA SILVA E SOUZA
14/0021655
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Trabalho final da disciplina: Estágio Supervisionado 02 do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília.
Orientador: Prof. Jonatas Maia da Costa
BRASÍLIA
2017
INTRODUÇÃO
O objetivo desse texto é analisar os jogos e as brincadeiras como conteúdo na educação física escolar e relatar as vivências no estágio supervisionado através de uma analise crítica sobre as intervenções e os conteúdos da educação física escolar em geral.
As experiências relatadas fizeram parte da disciplina Estágio Supervisionado 2 em Educação Física, obrigatória para alunos de Educação Física da UnB, cujo o objetivo é relacionar a prática nas intervenções com a parte teórica da disciplina.
O Centro de Ensino Médio Stella dos Cherubins Guimarães Tróis, inaugurado em 2002, escola urbana da rede pública de ensino de Planaltina Distrito Federal, atende aproximadamente dois mil alunos de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A escola tem como lema "Educação para o exercício consciente da cidadania" prepara seu corpo discente para enfrentar novos desafios, por meio da realização de vários projetos que promovem a cidadania, a solidariedade, a Educação Ambiental, o prazer e o gosto da leitura.
A estrutura da escola não deixa a desejar, as dependências físicas estão em bom estado e a quadra está em boas condições, a quadra é coberta e bastante espaçosa. O que deixa a desejar é o material para realizar as aulas, onde na escola tem somente 1 bola de futsal e uma de vôlei, duas cordas grades, uns cones pequenos e uns colchonetes.
A Educação física do ensino fundamental tem uma grande importância dentro da escola, pois é no ensino fundamental que os alunos estão em fase de crescimento, de maturação, de aprender novos conteúdos, de aprenderem a importância da educação física ligada a ludicidade, a esporte, a saúde, a brincadeira, e para que todos esses conhecimentos sejam levados até eles faz-se necessário um profissional da área qualificado.
A partir da realidade que se encontra a educação física, é necessária uma análise da situação das escolas, dos alunos e da atuação dos professores. É partir das reflexões feitas no estágio que serão formados profissionais qualificados e que entendem a realidade da Educação física nas escolas e da própria escola em geral. Certamente com a existência de professores qualificados, competentes, compromissados e valorizados, quem ganhará será os alunos e a sociedade, podendo ter cidadãos criativos e críticos.
Os conteúdos em geral da educação física não estão sendo aplicados na maioria das escolas, a partir de estágios anteriores e nesse atual, observei que do ensino fundamental ao médio os esportes estão dominando as aulas de educação física e os outros conteúdos que estão nos PCN’s não estão sendo ministrados pelos professores.
Em função da dominância dos esportes como conteúdo da educação física escolar, foi trabalhado outro conteúdo bastante importante para os alunos e que está no PCN, que é os jogos e as brincadeira, o objetivo das aulas foi resgatar brincadeiras de rua, brincadeiras tradicionais, levar novos jogos para os alunos com o intuito deles aprenderem e vivenciarem novas práticas e se divertirem, aprendendo e respeitando as regras, além de terem o conhecimento histórico e realizarem as atividades colocando em prática valores atitudinais, como o trabalho em equipe, o respeito ao próximo etc.
A fim de encaminhar a minha análise, apresentarei inicialmente o contexto histórico dos jogos e brincadeiras para depois apresentar os registros da minha experiência quanto da realização desses conteúdos nas intervenções. Na conclusão, procurei realizar alguns apontamentos sobre a importância dos jogos e brincadeiras na escola e a necessidade de novos conteúdos na educação física escolar.
Contexto Histórico
Jogos e Brincadeiras
Primeiros estudos, feitos na Grécia e em Roma mostram que o jogo surgiu no século XVI, com o objetivo do ensino do letramento. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência. Devido a esse acontecimento, os jogos foram vistos como ofensivos, imorais, que levam à comercialização profissional de sexo, da bebedeira (NALLIN, 2005).
...