OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por: Diego Leão • 18/10/2019 • Projeto de pesquisa • 3.438 Palavras (14 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
MORAES, Diego Araújo Leão. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2019. 15 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Palmas-TO, 2019.
RESUMO
O tema deste Projeto de Ensino é “Jogos e brincadeiras na Educação Física escolar”. A linha de pesquisa se direciona ao desenvolvimento motor. Os jogos e brincadeiras estimulam as crianças a crianças hábitos de aprender brincando, nas aulas de Educação Física essa prática se torna essencial. A justificativa pela escolha do tema surgiu da ideia de que através do brincar seria mais fácil e prazeroso a criança aprender e praticar atividades físicas, pois os jogos e brincadeiras estimulam o desenvolvimento motor. O problema em questão de estudo é: Qual a importância de utilizar os jogos e brincadeiras em prol da aprendizagem das crianças nas aulas de Educação Física? O projeto de ensino tem como objetivo compreender a importância e necessidade de um trabalho voltado para os jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física. O conteúdo e o processo de desenvolvimento do projeto que serão ministrados pelo professor são atividades voltadas a brincadeiras que possam auxiliar na aprendizagem das crianças durante as aulas de Educação Física. Os recursos a serem utilizados serão de acordo com cada atividade aplicada pelo professor. Os alunos serão avaliados através de sua participação e envolvimento nas atividades. A metodologia utilizada nesse projeto de ensino é a pesquisa bibliográfica, como referencial teórico estão autores como: FREIRE (2005, PIAGET (1983) e SOARES (2009).
Palavras-chave: Jogos 1. Brincadeiras 2. Criança 3. Esportes 4. Educação Física 5.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DO PROJETO 6
1.2 JUSTIFICATIVA 6
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 7
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 7
1.5 OBJETIVOS 7
2 REVISÃO DE LITERATURA 8
3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 11
4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
6 REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
O tema deste Projeto de Ensino é “Jogos e brincadeiras na Educação Física escolar”. A linha de pesquisa se direciona ao desenvolvimento motor. Abordar essa temática se torna importante devido à necessidade da junção entre o esporte e o brincar nas aulas de Educação Física.
A criança, ainda pequena, na Educação Infantil, tem dificuldades para assimilar determinados conhecimentos teóricos, por isso, tanto mais recursos lúdicos e aportes para sua aprendizagem fluir, melhor.
A brincadeira é uma atividade espontânea, que tem por finalidade distanciar a criança da realidade e introduzi-la num mundo imaginário, gerando prazer ao praticante e estimulando o aprendizado que a brincadeira está inserida.
O jogo auxilia na construção e transformação da história da criança e da sociedade, pois nele a criança pode agir com liberdade e espontaneidade. O jogo é uma linguagem que possibilita a transformação de ações e objetos e deve ser desenvolvido numa perspectiva lúdica, com o objetivo de que a criança se comunique, se expresse, e aja de forma criativa e crítica, adquire comportamentos cidadãos, com vista ao exercício da responsabilidade e da autonomia. Durante o jogo as crianças, confirmam objetivos comuns, confrontam ideias, buscam soluções, além de haver competição e cooperação entre os participantes que tem diferentes vivências historicamente produzidas. Os jogos e as brincadeiras têm a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar (KISHIMOTO, 2006).
O referencial teórico promoverá abordagens acerca da relevância do lúdico na vida pessoal e escolar das crianças. Dessa forma, cada autor referendado subsidiará as ideias aqui destacadas.
Este tema desenvolvido no desenvolvimento deste projeto está voltado para a turma da Educação Infantil. Nele estão descritas as atividades metodológicas que podem ser desenvolvidas pelos professores de educação física e também conta os materiais necessários para sua realização e o processo de avaliação do projeto. Este acontecerá por meio de etapas distintas. O projeto traz o passo-a-passo de seu desenvolvimento descrevendo neles todas as atividades e algumas sugestões para o professor.
A justificativa está na importância que dos jogos e brincadeiras contribuem no processo de desenvolvimento motor das crianças, com o uso de diferentes linguagens, dos recursos afetivos e emocionais e da capacidade de interação e integração social.
A problemática que permeia as questões levantadas busca compreender: Qual a importância de utilizar os jogos e brincadeiras em prol da aprendizagem das crianças nas aulas de Educação Física?
Diante dos questionamentos que aqui serão discutidos o objetivo do projeto busca elencar diferentes aspectos que abordam a importância do brincar nas aulas de educação física e também busca compreender a forma com que o professor desenvolve a sua prática de forma que o aluno se sinta motivado a participar de tais atividades.
...